_Aplicativos

BitTorrent Bleep: o plano P2P para criar o chat mais seguro do mundo

Em outubro, a empresa BitTorrent anunciou um plano experimental para criar um sistema de chat seguro, que usaria o protocolo famoso por permitir compartilhamento de arquivos. Agora temos uma ideia melhor do que acabará se tornando um produto final: o BitTorrent Bleep. O BitTorrent Bleep requer convite nesta fase pré-alpha, e roda no Windows 7 e […]

Em outubro, a empresa BitTorrent anunciou um plano experimental para criar um sistema de chat seguro, que usaria o protocolo famoso por permitir compartilhamento de arquivos. Agora temos uma ideia melhor do que acabará se tornando um produto final: o BitTorrent Bleep.

O BitTorrent Bleep requer convite nesta fase pré-alpha, e roda no Windows 7 e Windows 8 – outras plataformas serão suportadas em breve. Para solicitar um convite, clique aqui; ao recebê-lo, você poderá então convidar seus amigos.

A ideia é criar um serviço de chat seguro que seja imune à espionagem do governo e a solicitações de dados exigidos por tribunais. De acordo com documentos de desenvolvimento, a infraestrutura descentralizada do BitTorrent faz com que ele seja ideal para isso.

Quando você usa um serviço de chat tradicional, como o Google Hangouts ou o Facebook Messenger, na verdade você está interagindo com um app baseado em um servidor central. Este servidor precisa saber quem você é, e armazena metadados sobre seus bate-papos, como aponta a BitTorrent. Mesmo que um serviço ofereça criptografia ponta-a-ponta de dados, as conversas não são realmente seguras: se alguém tiver acesso ao servidor central, elas podem ser comprometidas.

Em vez de usar um servidor central, a BitTorrent criou um mecanismo descentralizado que identifica você usando uma chave pública (em vez de um nome de usuário). Em seguida, ele estabelece uma conexão direta entre você e seu destinatário. Isso significa que ninguém pode escutar a sua conversa, e que não há metadados sobre suas interações armazenados em servidores centrais.

O BitTorrent Bleep ainda está em pré-alpha, por isso vamos descobrir mais detalhes técnicos sobre o serviço à medida que ele se desenvolver. Mas nesse meio tempo, é bom ver a tecnologia lutando contra os olhos curiosos do governo. [BitTorrent]

Sair da versão mobile