Black Friday 2024: quando começa e como aproveitar as promoções
Uma tradição recente que se consolidou no Brasil. A aguardada Black Friday é uma ação promocional realizada por lojas tipicamente na 4ª sexta-feira do mês de novembro, a fim de aquecer o comércio. Este ano, ela será na última semana do mês, em 29 de novembro.
A data surgiu nos Estados Unidos, entre as décadas de 1980 e 1990, e ocorre sempre um dia após o feriado do Dia de Ação de Graças. Com o sucesso das ofertas nos EUA, lojistas de outros países decidiram aderir à iniciativa, como o Brasil, a partir de 2010. Anos depois, a Black Friday ganhou força no país, consagrando-se como uma das principais datas para vendas.
Mas, antes mesmo da chegada da data, liquidações já começam a acontecer ao longo de todo o mês de novembro, em muitos lugares. Os descontos, aliás, estão presentes tanto em estabelecimentos físicos quanto em plataformas online.
Cyber Monday
Além da Black Friday, outra opção para adquirir produtos é a Cyber Monday (segunda-feira cibernética, em tradução livre). O evento se concentra em compras online — principalmente de eletrônicos –, fortalecendo o comércio no Brasil e no mundo.
A data acontece logo depois da Black Friday, estendendo o prazo das ofertas pela internet até a última sexta-feira do mês. A Cyber Monday surgiu nos EUA em 2005, como uma iniciativa da Federação Nacional de Comércio do país. Em 2024, ela será em 2 de dezembro.
Como evitar golpes na Black Friday?
Apesar das boas oportunidades de compra na Black Friday, alguns consumidores podem acabar caindo em golpes, principalmente no meio digital. Isso porque criminosos aproveitam o período de promoções para divulgar ofertas falsas, com preços extremamente atrativos, ou criar réplicas de sites famosos, entre outras coisas.
Para não cair em ciladas, é importante tomar algumas precauções, como monitorar os preços com antecedência e escolher sites confiáveis, por exemplo. Além disso, para evitar sair no prejuízo, vale fazer listas de compra, checar valores de fretes e oportunidades de cupons de desconto e cashback. Confira cinco dicas de profissionais para fugir dos cibergolpes.