BLOOMChat: conheça o chatbot que promete rivalizar com ChatGPT
A empresa de IA (inteligência artificial) SambaNova acaba de lançar o BLOOMChat, um chatbot que diz ter capacidade para concorrer com o ChatGPT. O LLM (grande modelo de linguagem) lançado em 19 de maio é multilíngue e foi treinado por 176 bilhões de parâmetros.
Na comparação, a IA por trás do ChatGPT se baseia em 175 bilhões de parâmetros, enquanto o GPT-4 processou 1 trilhão de parâmetros. Essa medida representa os valores aprendidos pelo algoritmo durante o treinamento.
No anúncio, a SambaNova disse que participantes de um estudo de preferência humana escolheram o BLOOMChat em 66% das vezes ante outros chatbots de código aberto em seis idiomas.
O treinamento do sistema teve como base RDUs (Reconfigurable Dataflow Units). Trata-se de unidades de dados semânticos com informações sobre o significado, estrutura e relações entre as palavras. A tecnologia possibilita respostas mais precisas e relevantes às perguntas.
Tarefas de tradução parecem ser o ponto forte do mecanismo. Isso porque o chatbot recebeu ajustes nos conjuntos de dados de conversação com foco em inglês, e uma série de manutenções recentes beneficiaram o desempenho em outros idiomas.
“Apesar do ajuste fino apenas em inglês, observamos aumentos substanciais na qualidade do bate-papo em idiomas diferentes”, disse a companhia.
Nos testes do Giz Brasil, pedimos para o bot traduzir um comunicado da própria SambaNova do inglês para o português. Em algum momento, porém, o robô passou a traduzir o texto para o espanhol sem nenhum motivo aparente.
Ao definirmos que a tradução deveria ser exclusivamente para a língua portuguesa, a plataforma obedeceu à ordem e executou a ação de forma satisfatória.
Já está disponível
Por enquanto, o BLOOMChat está disponível para pesquisas e casos de uso comercial. É possível conversar com ele neste link (por tempo limitado).
A ferramenta pode não ser a única a bater de frente com o ChatGPT. Porém, a competência em línguas que não o inglês abre caminho para competir com a tecnologia em outros espaços.
“Embora este ainda seja um estudo inicial, esperamos que o BLOOMChat sirva como um recurso valioso para a comunidade de código aberto e como um trampolim para novos avanços no campo”, disse a SambaNova.