Blue Origin surpreende a todos e pousa foguete com sucesso durante teste
Depois de passar os últimos dias dizendo que seu foguete New Shepard iria quase que certamente ser destruído em um teste, a Blue Origin surpreendeu a todos – até mesmo a si própria – com um pouso bem-sucedido da cápsula de tripulação e também do propulsor.
• O novo foguete reutilizável da Blue Origin é absurdamente grande
• SpaceX estaria investigando sabotagem como causa de explosão do foguete Falcon 9
A Blue Origin – empresa espacial de Jeff Bezos, fundador da Amazon – realizou um teste de voo do seu sistema de escape no deserto do Texas, separando uma cápsula de tripulação de seu propulsor do New Shepard a uma altitude de 5.000 m.
Este teste foi fundamental para garantir que o foguete será seguro para passageiros humanos; a Blue Origin espera realizar voos tripulados para o espaço suborbital já no ano que vem.
O sistema é projetado para impulsionar a cápsula com seres humanos caso algo dê errado com o foguete. Em uma emergência desse tipo, a cápsula se separa do propulsor, seus motores ligam por dois segundos, os paraquedas são ativados, e os humanos assustados descem com segurança de volta à Terra.
E, de fato, a cápsula da tripulação se separou sem problemas, ativou os paraquedas e pousou suavemente em uma pequena nuvem de poeira na Terra.
Mesmo o propulsor, que todos esperavam ser destruído após receber forças desestabilizadoras da cápsula da tripulação, continuou rumo ao espaço suborbital…
… e conseguiu aterrissar suavemente na Terra pela quinta vez. Ele agora deve ser aposentado e ir para um museu.
Embora a Blue Origin já tenha testado esse sistema de escape antes na própria base de lançamento, esta é a primeira vez que um sistema do tipo foi testado em voo desde os anos 1960. Foi quase que perfeito demais.