Tecnologia

Bluesky anuncia que terá assinatura para usuários premium; veja recursos

Novidade não significa o fim do uso gratuito; é apenas o acesso a ferramentas extras, incluindo personalização do perfil com cores e molduras de avatar
Imagem: Bluesky/Reprodução

Após ganhar mais de 500 mil novos usuários em setembro com o bloqueio do X/Twitter no Brasil, o Bluesky já tem planos para lucrar com assinatura. Para não depender de anúncios, a rede social pretende apostar em assinaturas premium, assim como fez Elon Musk com o Twitter Blue.

Qual a ideia da assinatura do Bluesky

whatsapp invite banner

A novidade não significa o fim do uso gratuito da plataforma, apenas acesso a ferramentas extras, incluindo personalização do perfil com cores e molduras de avatar. Além disso, quanto ao compartilhamento de vídeos, recente na rede, será possível aumentar a qualidade na hora de realizar o upload.

No entanto, usuários premium não terão direito a regalias como o maior visibilidade de suas postagens, por exemplo. Eles também não irão receber nenhum tipo de verificação especial, como o selo azul do X, segundo a diretora de operações Rose Wang.

De acordo com uma postagem da diretora no app, a receita de assinatura irá ajudar a melhorar o aplicativo, a expandir o ecossistema de desenvolvedores e a explorar modelos de negócios além dos anúncios tradicionais.

Monetização e redes descentralizadas

Além disso, vale destacar que o Bluesky está planejando liberar a monetização para os criadores de conteúdo da plataforma. As mudanças acontecem após a plataforma de mídia social levantar US$ 15 milhões de investidores, sendo o principal deles empresa Web3 VC Blockchain Capital.

Por fim, Wang assegurou que a plataforma não irá vender dados dos usuários ou “hiperfinanceirizar” a experiência social (por meio de tokens, NFTs, etc.). Segundo uma postagem de blog do Bluesky, a “Blockchain Capital, compartilha nossa filosofia de que a tecnologia deve servir ao usuário, não o contrário — a tecnologia usada nunca deve vir às custas da experiência do usuário”.

A plataforma ainda anunciou uma nova parceira, Kinjal Shah, em seu conselho. “Kinjal compartilha nossa visão de um ecossistema de mídia social que capacita as pessoas que o usam, e estamos felizes em ter seu apoio à medida que investimos em impulsionar a adoção de redes sociais descentralizadas [compostas por servidores independentes]”, diz o anúncio.

Em entrevista ao Giz Brasil este ano, a CEO do Bluesky disse que “redes descentralizadas são o futuro da internet”. Leia mais aqui.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas