_Tecnologia

Bluesky libera compartilhamento de vídeos na plataforma

Neste primeiro momento, os uploads são limitados a 25 vídeos ou 10 GB por dia

Bluesky, alternativa menos tóxica do Twitter, ganha versão para Android

Após muitos pedidos do público brasileiro, o Bluesky está (finalmente) liberando o compartilhamento de vídeos na plataforma. A rede social vem se popularizando no país após o X/Twitter, chefiado pelo bilionário Elon Musk, ser bloqueado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A funcionalidade está sendo gradualmente liberada para os usuários, que terão possibilidade de compartilhar conteúdos de até 1 minuto de duração nas extensões “.mp4”, “.mpeg”, “.webm” e “.mov”. Neste primeiro momento, a plataforma vai limitar os upload a 25 vídeos ou 10 GB por dia.

Na timeline, os vídeos terão reprodução automática por padrão, assim como no X. Assim, eles marcam uma atualização importante na plataforma que até pouco tempo atrás suportava apenas a publicação de imagens estáticas ou GIFs.

A chegada do recurso acontece poucos dias após a empresa revelar que estava trabalhando na funcionalidade. Na ocasião, a conta oficial da plataforma publicou um meme, repostado pela CEO, Jay Graber, que referenciava o árduo e acelerado trabalho dos engenheiros para lançar a funcionalidade o mais rápido possível.

A empresa também atualizou as diretrizes de conteúdo explícito na plataforma. Segundo o Bluesky, a rede social permite a publicação de conteúdo adulto. Os criadores que publicarem tais conteúdos poderão rotulá-los como sensíveis, o que servirá como um alerta para os usuários desavisados.

Mais novidades no Bluesky

As melhorias não devem parar por aí. Ainda de acordo com o Bluesky, os engenheiros da plataforma estão trabalhando em um equivalente aos trending topics. O recurso também é muito pedido pelos usuários que desejam desfrutar de uma experiência mais próxima do X.

Aliás, após a suspensão do Twitter em território nacional, o que aconteceu em 30 de novembro, a plataforma adquiriu 2 milhões de novas inscrições e, recentemente, confirmou que atingiu a marca de 9 milhões de usuários — sendo aproximadamente 4 milhões ativos diariamente.

Sair da versão mobile