Boa notícia para produtores de conteúdo: Spotify libera videocast no Brasil
O Spotify acaba de expandir sua ferramenta para podcasts de vídeo em seis países — Alemanha, França, Itália, Espanha, México e Brasil. Por aqui, ela estará disponível a partir desta terça-feira (12).
O lançamento também incluiu ferramentas de monetização, como assinaturas e recursos de engajamento, como perguntas e respostas, e pesquisas. A publicação dos podcasts será pela plataforma Anchor, adquirida pelo Spotify em 2019.
Os videocasts agora vão aparecer 422 milhões de usuários ativos do Spotify em todo o mundo, enquanto os podcastes nativos de áudio poderão experimentar vídeos e fornecer mais conteúdo para seus assinantes.
No Brasil, a empresa havia disponibilizado, em janeiro, podcasts em vídeo em parceria com o “Podpah”, podcast no formato conversa de bar com mais alcance no Brasil. Neste caso, os criadores estrearam o formato de videocast na plataforma também na América Latina.
No evento de lançamento, o Spotify anunciou a estreia a próxima terça-feira, 19. Bocas Ordinárias, o primeiro podcast Original Spotify com vídeo, reúne semanalmente o time de apresentadores formado pelo professor e ex-bbb João Luiz Pedrosa, a youtuber Pathy dos Reis, a rapper e compositora MC Soffia, o publicitário Julio Beltrão e o podcaster Beto Estrada, trazendo sempre uma personalidade convidada.
Anunciada em 2020, a ferramenta vinha passando por um período experimental e foi liberada aos poucos em alguns países. Até abril deste ano, a funcionalidade só estava disponível em cinco regiões.
O Brasil é o terceiro que mais consome podcast no mundo, com mais de 30 milhões de ouvintes. Isso torna o país um mercado vital para a plataforma de streaming.