Bomba na mídia: bilionário Rupert Murdoch deixa comando da Fox; veja como fica
Nesta quinta-feira (21), o bilionário Rupert Murdoch, de 92 anos, anunciou que está deixando o comando da Fox e da News Corp em novembro. Quem vai assumir as empresas de mídia será seu filho mais velho, Lachlan Murdoch.
Em comunicado (via BBC), Murdoch disse que “é o momento certo para assumir funções diferentes”, acrescentando que seu filho será um “líder apaixonado e de princípios”. Lachlan será o único presidente da Newscorp e continuará como presidente executivo e diretor executivo da Fox, enquanto seu pai se tornará o presidente emérito de cada empresa.
Além disso, o magnata ainda informou que suas empresas “gozam de boa saúde”, assim como ele. “Nossas oportunidades excedem em muito nossos desafios comerciais. Temos todos os motivos para estarmos otimistas em relação aos próximos anos – eu certamente estou, e pretendo estar aqui para participar deles”, escreveu.
Quem é Rupert Murdoch
Nascido em Melbourn, na Austrália, Murdoch é filho de Keith Murdoch, ex-correspondente de guerra e ex-proprietário do News Limited. Ele herdou o negócio aos 22 anos. Dizem que sua família inspira a série “Succession”, da HBO.
Murdoch entrou no ramo jornalístico na década de 1950. Em 1985, ele expandiu seu negócio e adquiriu a Twentieth Century Fox. Já na década seguinte, em 1996, lançou a Fox News. Seu conglomerado de mídia inclui, além da emissora, os jornais The Times of London e The Wall Street Journal.
Em março de 2019, o bilionário vendeu grande parte do estúdio de cinema da Fox, FX, e National Geographic Networks, bem como sua participação na Star India, para a Disney, por US$ 71,3 bilhões. Atualmente, sua fortuna é de US$ 17,3 bilhões, de acordo com a Forbes.