Todo usuário de YouTube conhece o famoso botão “pular anúncios” — que aparece no começo e no meio dos vídeos e apertamos de forma automática.
Mas, quanto mais cliques no canto inferior direito, menos dinheiro entra. E parece que a empresa está buscando formas de esconder o botão “pular anúncios”. Ou, pelo menos dificultar sua visualização.
O YouTube está testando um novo design mais discreto para a ferramenta, conforme noticiou o site 9to5Google.
O antigo botão de pular anúncios era uma caixa retangular que se destacava com muita facilidade. O novo botão tem um fundo arredondado e letras em caixa baixa, além de ter uma película mais transparente, que se mistura facilmente ao fundo do vídeo.
A informação foi confirmada por um porta-voz da companhia, que disse que o “objetivo é fornecer uma experiência de usuário mais consistente, de acordo com a aparência atualizada do YouTube que anunciamos no ano passado”.
A empresa ainda não anunciou quando será a estreia do botão com novo visual. A mudança se soma a outras atualizações recentes de plataformas do Google, o que indica que há interesse em padronizar a nova identidade visual. Mas pode ser também uma forma de aumentar a receita com publicidade.
Essa atualização também pode ser parte do esforço da empresa para impedir que seus usuários ativem bloqueadores de anúncios. Em maio, as pessoas que usam a ferramenta começaram a receber uma mensagem informando que bloqueadores de anúncios não serão mais permitidos. Em junho, o YouTube acrescentou um cronômetro ao pop-up, que indica que em breve não será mais possível assistir a vídeos na plataforma usando esse recurso.