_Conectividade

Brasil avança pouco em cobertura de 4G e despenca em velocidade

Um relatório sobre o 4G no mundo mostra que o Brasil não está bem quando o assunto é internet móvel, seja em velocidade, seja em cobertura.

Um relatório sobre o 4G no mundo feito pela OpenSignal mostra que o Brasil não está bem quando o assunto é internet móvel, seja em velocidade, seja em cobertura. Entre os 68 países avaliados por meio de aplicativos e crowdsourcing no último trimestre de 2015, o nosso não está na metade de cima nas duas listas — e a velocidade caiu significativamente.

No relatório State of LTE do quarto trimestre de 2015, o Brasil ficou em 42º lugar no ranking da velocidade do 4G, com uma média de 12 Mbps.

Não é um resultado impressionante, mas poderia ser pior: os EUA, por exemplo, estão em 55º, com 10 Mbps de velocidade média de download; os últimos da fila — Arábia Saudita, Costa Rica e Irã — não passam de 3 Mbps de taxa de transferência. Entretanto, o Brasil tinha 16 Mbps de velocidade média na lista anterior. É uma queda e tanto.

A situação fica pior no ranking da cobertura. O Brasil está em 56º na lista, com apenas 53% de cobertura de 4G, um número não muito maior que o do pior país da lista, o Sri Lanka, que tem apenas 39%. A cobertura no território brasileiro cresceu um pouco, já que era de 51% no terceiro trimestre de 2015.

Ainda na lista de melhores coberturas, os EUA dão o troco na gente e vão muito bem, com 81% de cobertura. Vale notar que a OpenSignal não mede quantas cidades têm LTE, e sim quanto tempo os usuários ficam nessa rede (ao invés de conexões móveis mais lentas, como 3G). Isso dá uma ideia melhor de como o 4G está sendo oferecido aos clientes.

 

Você pode ver mais detalhes das listas no relatório da OpenSignal.

Atualizado às 20h23

Sair da versão mobile