Brasil despenca no ranking dos países mais felizes do mundo; confira a lista

Brasil desce 11 posições e um país nórdico conquista o hexa da felicidade! Veja as melhores posições no ranking dos países mais felizes em 2023
Feriados de 2023: confira as datas e programe a sua viagem
Imagem: Unsplash/Reprodução

O Brasil despencou 11 posições no ranking dos países mais felizes do mundo no relatório do The World Happiness Report. Hoje, estamos no 49º lugar em uma lista de 137. Ano passado, o país estava em 38º na lista de 2023 coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e divulgada nesta segunda-feira (20).

Desde 2016, contudo, o Brasil vem caindo no ranking — na época, ocupava a 16ª posição.

O primeiro lugar é da Finlândia, pelo sexto ano consecutivo. Outros países do norte europeu, Dinamarca e Islândia, completam o pódio. O Afeganistão, por sua vez, ocupa o último lugar do ranking desde 2020, com a retirada das tropas americanas no país e a ofensiva talibã em 2021.

A Ucrânia, aliás, subiu em relação ao ano passado, indo do 98º ao 92º lugar. A elaboração da lista é anterior ao início do que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, chamou de “operação militar especial” na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Segundo o editor do relatório Jan-Emmanuel De Neve, “isso se deve em parte ao aumento extraordinário do sentimento de fraternidade” em comparação a 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia (via G1).

Desde 2012, o World Happiness Report (Relatório Mundial da Felicidade) usa as avaliações dos próprios cidadãos e indicadores sociais para elencar os países mais felizes do mundo. A lista leva em conta fatores como apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção.

Confira o top 20 no ranking abaixo:

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas