Ciência

Brasil e Alemanha assinam acordo para criar laboratório de segurança biológica máxima

O NB4, batizado de Orion, será o primeiro laboratório de máxima contenção biológica na América Latina
Imagem: CNPEM/Reprodução

Brasil e Alemanha assinaram, nesta semana, um acordo de cooperação para a implantação do laboratório de máxima contenção biológica, o NB4. Ele ficará no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

O laboratório permitirá estudos de patógenos capazes de causar doenças graves e com alto grau de transmissibilidade. A declaração aconteceu em Berlim, entre o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), o CNPEM ( Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), o Ministério da Saúde e o RKI (Instituto Robert Koch) da Alemanha.

Após assinatura do acordo, em Berlim, a ministra Luciana Santos afirmou que “além dos trabalhos de pesquisa e das oportunidades de intercâmbio, [esta] é realmente uma prova do quanto é estratégica a cooperação entre Brasil e Alemanha”.

Investimento bilionário no laboratório Orion

O laboratório, que recebeu o nome de Orion, é o primeiro de máxima contenção biológica na América Latina. Já existem 60 como esse no mundo, mas nenhum na América do Sul, Central ou no Caribe.

Além disso, o laboratório também é o único no mundo que será conectado a uma fonte de luz síncrotron. Ela se baseia na aceleração de elétrons a altas velocidades para gerar energia. De acordo com o governo federal, o investimento será de R$ 1 bilhão até 2026.

O CNPEM opera uma das três fontes de luz síncrotron de quarta geração do mundo, o Sirius. Ele utiliza aceleradores de elétrons para produzir um tipo especial de luz.

A luz síncrotron serve para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas