Segundo um novo relatório da MusicMetric, o Brasil está em quinto lugar no ranking de downloads de música via BitTorrent – mas nem todos os downloads são ilegais.

De janeiro a junho, foram 19,7 milhões de downloads de música via torrent no Brasil. Só que o artista mais baixado no país, segundo o TorrentFreak, foi Billy Van.

Ele não está sendo pirateado: Billy Van decidiu distribuir seu EP “The Cardigan” de graça via BitTorrent. Você também pode doar dinheiro para ele em seu site oficial, ou comprar o álbum de dubstep via iTunes.

É bom ver artistas começando a reconhecer o peso dos torrents na hora de consumir música. O cantor Ed Sheeran, o mais baixado no Reino Unido – desta vez ilegalmente – tem algo a dizer sobre o assunto. Ele diz à BBC:

Há um equilíbrio decente no meio: você pode viver das suas vendas, e você pode permitir que as pessoas baixem [o álbum] ilegalmente e venham a seus shows.

Ao redor do mundo, foram 405 milhões de downloads via BitTorrent de janeiro a junho: os EUA lideram a lista, seguidos por Reino Unido, Itália e Canadá.

Mas o relatório Digital Music Index não olha apenas para o BitTorrent: a versão completa inclui tendências de serviços licenciados, como Spotify e iTunes, além de redes sociais e sites como YouTube e SoundCloud. A MusicMetric diz monitorar cerca de 750.000 artistas. [MusicMetric via TorrentFreak]