
Brasil registra nível de “Calor 4”; veja o que significa
Nesta segunda-feira (17), a cidade do Rio de Janeiro chegou ao terceiro dia consecutivo acima dos 40ºC. A temperatura fez o município atingir, pela primeira vez, o Nível de Calor 4 (NC4). A marca é a segunda maior do novo Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo do local — criada em junho.
A classificação tem cinco níveis de risco, que variam conforme a temperatura e da umidade relativa do ar na cidade. O nível de calor também considera modelos numéricos de previsão de temperatura com estimativas para três dias e atualizações a cada quatro horas, segundo a prefeitura local.
Rio de Janeiro enfrentará onda de calor esta semana
No último domingo (16), a Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta de “calor extremo” para 17 municípios. De acordo com o Sistema Alerta Rio, as máximas na Cidade Maravilhosa podem chegar a 42ºC na próxima terça-feira (18). Até então, o recorde do mês de fevereiro era de 41,8°C, registrado em 2023.
A prefeitura já havia previsto a chegada ao NC4 em uma entrevista coletiva no domingo. A situação propõe a abertura de 58 pontos de resfriamento pela prefeitura, bem como recomendações de proteção contra o calor. No entanto, o prefeito Eduardo Paes deixou a suspensão das atividades a cargo de seus organizadores.
De acordo com o chefe-executivo do COR (Centro de Operações Rio), Marcus Belchior, desde janeiro, o Rio teve 27 dias acima do NC1 (mais de 36 graus por um ou dois dias consecutivos). Além disso, a previsão é a mesma para fevereiro, que deve ser um dos meses mais secos do ano.
Este ano, a chegada do La Niña com o aquecimento do Atlântico Norte contribuem para um verão de calor extremo, com temperaturas recordes e instabilidade climática no Brasil. Saiba a previsão para cada uma das regiões do país este ano e confira as dicas do Giz Brasil para sobreviver ao verão.
Com informações do jornal O Globo.