Brendan Fraser diz que filme no Brasil levou ao sucesso em “A Baleia”

Astro, que é um dos mais cotados a levar o Oscar de Melhor Ator, atribuiu escolha ao papel à produção filmada no Brasil. Entenda
Brendan Fraser
Foto: Divulgação/A24

Brendan Fraser retornou à Hollywood como protagonista de “A Baleia” (“The Whale” no original) — e, agora, está colhendo os louros do sucesso. O astro está sendo destaque em vários prêmios, e é um dos mais cotados, inclusive, para levar o Oscar de Melhor Ator. O que muita gente não sabe é que o Brasil ajudou o ator a conseguir o papel no filme. 

Em entrevista recente, Fraser revelou que o diretor Darren Aronofsky assistiu ao trailer de “12 Horas Até o Amanhecer” antes de escolher o astro como protagonista de “A Baleia”. “Eu trabalhei em São Paulo há uns anos, quando fiz o filme ’12 Horas Até o Amanhecer’, e filmei ao lado de Scott Glenn, além dos atores brasileiros Alice Braga e Matheus Nachtergaele, de ‘Cidade de Deus'”, contou Brendan ao Splash, do UOL.

Escrito e dirigido por Eric Eason (Manito), “12 Horas Até o Amanhecer” (2006) conta a história de Pai e filho americanos, que vivem no Brasil e são donos de uma bordel em São Paulo. Eles têm a chance de mudar de vida ao encontrar uma pasta que vale milhões. Porém, Wemba (Mos Def), um lavador de pratos nigeriano, se coloca no caminho da transação, e ameaça atravessar a mercadoria.

“Esse foi o filme que Darren [Aronofsky] assistiu ao trailer quando estava procurando por atores para protagonizar ‘A Baleia’. Ele assistiu ao filme que se passa no Brasil, que eu gravei no Brasil, e se perguntou ‘O que será que Brendan tem feito?’, e me ligou”, explicou. Obrigado, São Paulo, por me ajudar a ser contratado pelo Daren Aronofsky [o diretor]”. 

“The Whale”, que conta com Sadie Sink (“Stranger Things”) no elenco e marca o retorno do ator Brendan Fraser às telonas, chegou aos cinemas nacionais em 23 de fevereiro. Aronofsky é o responsável por trazer de volta aos holofotes Brendan Fraser no longa “A Baleia”. A última aparição do ator nos cinemas foi em “Mãe!”, de 2017. 

Em “A Baleia”, Fraser dá vida a Charlie, um professor de inglês obeso que dá cursos online e que adquiriu o hábito de comer compulsivamente após uma desilusão amorosa — algo que já começa a cobrar seu preço na saúde. O protagonista pesa mais de 200 Kg, não consegue sair do sofá, e está repleto de problemas emocionais. 

Durante suas aulas online, sempre surge com a câmera desligada por vergonha de sua aparência. Charlie vive a dor da perda do amor de sua vida, seu ex-aluno Alan, com quem viveu um relacionamento após deixar a esposa Mary (Samantha Morton) e a filha Ellie (Sadie Sink), que tinha, à época, um ano de idade. Agora, ele tenta se reconectar com sua filha adolescente.

Para estrelar o longa, o ator precisou passar por uma transformação física, o que envolveu 130 kg de próteses.

“A Baleia” é baseado na obra de mesmo nome de Samuel D. Hunter, que também escreve o roteiro. Além de Fraser e Sadie Sink, o elenco conta com Hong Chau (“Watchmen”), Samantha Morton (“The Walking Dead”) e Ty Simpkins (“Jurassic World”) no elenco.

O longa “A Baleia” é uma produção do A24, estúdio responsável por sucessos como “Hereditário” (2018) e “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022). Veja o trailer:

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas