Brian Cox e Simon Pegg participam de protesto britânico a favor de greve nos EUA

O Equity, sindicato dos atores do Reino Unido, revelou planos para duas grandes manifestações em solidariedade à greve dos atores
greve
Imagem: Divulgação/HBO Max

Parece que a greve dos atores e roteiristas dos Estados Unidos atravessou o oceano e chegou ao Reino Unido. Isso porque, nesta sexta (21), nomes como Brian Cox (de “Succession”) e Rob Delaney (“Catastrophe”) marcaram presença em um comício em Londres em apoio à greve do SAG-AFTRA, o sindicato que representa os atores de Hollywood. As informações são da Variety

O Equity, sindicato dos atores do Reino Unido, revelou planos no início desta semana para duas grandes manifestações em solidariedade à greve que está rolando em Hollywood. Os comícios rolaram em Leicester Square, em Londres, e em Media City, em Manchester. Diversos atores britânicos participaram da manifestação em apoio aos seus colegas americanos. 

Os palestrantes que estavam no comício de Londres inclui Cox e Delaney, bem como a estrela de “The Pact” e “Alex Rider”, Rakie Ayola. Além deles, também foram o ator de “Missão: Impossível 7” Simon Pegg, a estrela de “007 – Sem Tempo para Morrer” Naomie Harris, Imelda Staunton de “The Crown” e os atores de “Downton Abbey” Jim Carter e Penelope Wilton. Andy Serkis, Hayley Atwell, Golda Rosheuvel e David Oyelowo também estavam presentes. 

Mais nomes devem surgir dada a forte solidariedade nos últimos meses com os atores dos EUA. Conforme relatado anteriormente, as principais reivindicações são a regulamentação do uso de IA, tanto na escrita de roteiros quanto relacionada ao uso de imagens em recriações digitais. Outro ponto central são os pagamentos justos pelas produções para streaming, principalmente no que diz respeito aos residuais.

Greve proibida no Reino Unido

Após a greve em Hollywood, o Equity surgiu rapidamente com orientação para seus 50.000 membros. No entanto, o sindicato deixou bastante claro que, embora seja solidário com os colegas americanos, não é legalmente permitido seguir o exemplo com uma paralisação. A organização é o 12º maior sindicato do Reino Unido e representa atores, cantores, dançarinos, designers, diretores, diretores de palco e dubladores, entre outros.

“Se o Equity encorajar alguém a aderir à greve ou não cruzar uma linha de piquete, o próprio Equity estará agindo ilegalmente e, portanto, responsável por danos ou uma liminar”, disse o sindicato na semana passada. A organização explicou que, devido às leis anti-sindicais existentes no Reino Unido, “os membros do SAG-AFTRA que atualmente trabalham sob um acordo coletivo de negociação da Equity UK devem continuar a se apresentar ao trabalho”. 

Segundo divulgado, os comícios estão abertos a membros do Equity, artistas performáticos, membros de sindicatos, imprensa e “qualquer pessoa que deseje mostrar solidariedade aos trabalhadores em greve do SAG-AFTRA”. Cox esteve presente e disse aos repórteres que estava “essencialmente, inicialmente” apoiando os roteiristas e os colegas atores. 

Ele ainda defendeu a classe e criticou o uso de IA. “Essa é uma posição completamente inaceitável, e é contra essa posição que devemos lutar, porque esse é o pior aspecto. Os salários são uma coisa, mas o pior aspecto é toda a ideia da IA ​​e o que a IA pode fazer conosco. Isso vai acontecer com todo mundo. Ninguém está isento disso. Se você está em um filme, em um filme, em um programa de TV: é aí que eles vão te pegar. E é isso que temos que parar!”

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas