Nesta segunda-feira, uma investigação da Folha revelou que PCs do Planalto foram usados para editar a Wikipédia, e incluir críticas a opositores. Na sequência, foi criado um bot do Twitter chamado @brwikiedits, que avisa quando usarem um IP associado ao governo federal para editar a Wikipédia.
A conta @brwikiedits diz monitorar IPs da Serpro – empresa pública que fornece serviços de TI ao governo – e também do Senado, Câmara dos Deputados, Supremo Tribunal Federal, Procuradoria Geral da República, Dataprev, Petrobras, Banco Central do Brasil, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
A conta existe há alguns dias, monitorando a Wikipédia em português, inglês e espanhol, e já reúne curiosidades. Por exemplo, tem alguém muito interessado em desenhos japoneses na Petrobras:
‘Super Sentai’ foi editada a partir da rede do(a) Petrobras – http://t.co/HZgMGNSQsa
— Brasil WikiEdits (@brwikiedits) 29 julho 2014
‘Digimon Adventure 02’ foi editada a partir da rede da Petrobras – http://t.co/pXSzMYFII6
— Brasil WikiEdits (@brwikiedits) 1 agosto 2014
Alguém na Caixa anda fazendo alguns ajustes em artigos sobre futebol:
‘Estádio Major Antônio Couto Pereira’ foi editada a partir da rede do(a) Caixa Econômica Federal – http://t.co/9XpNuXDiCo
— Brasil WikiEdits (@brwikiedits) 29 julho 2014
‘Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014 – Série B’ foi editada a partir da rede do(a) Caixa Econômica Federal – http://t.co/i5dJXfMBvE
— Brasil WikiEdits (@brwikiedits) 29 julho 2014
E alguém na rede da Serpro vem insistindo em dois artigos que, em 1918, “o Império Alemão teria ajudado… Lênin a retornar à Rússia, inclusive financiando a tomada do poder político russo por parte dos Comunistas”.
‘Lenin’ foi editada a partir da rede do(a) Serpro – http://t.co/d8GWvWjxBv
— Brasil WikiEdits (@brwikiedits) 29 julho 2014
‘Tratado de Brest-Litovski’ foi editada a partir da rede do(a) Serpro – http://t.co/Mrwv9qEjBo
— Brasil WikiEdits (@brwikiedits) 29 julho 2014
Tudo começou no início de julho no Reino Unido, com a conta @parliamentedits: ela avisa toda vez que um artigo da Wikipédia é editado através de um IP do Parlamento britânico. A ideia foi replicada nos EUA, Canadá, Suécia e França – usando este script de código aberto – e chegou ao Brasil.
Funciona assim: cada grande órgão do governo possui um AS, um sistema autônomo de roteamento na internet. Cada AS, por sua vez, utiliza um conjunto pré-definido de endereços IP. Ou seja, obtendo o endereço IP, é relativamente simples identificar de onde ele vem.
Esta lista reúne os 240 principais AS que operam no Brasil: eles incluem provedores de internet, grandes empresas, redes de pesquisa e, claro, órgãos do governo.
Vale lembrar que a conta @brwikiedits não revelará toda vez que um PC do governo for usado para editar a Wikipédia. A enciclopédia só torna seu IP público se você estiver anônimo e não criar um usuário. Caso você se registre – o que leva menos de um minuto – seu IP será oculto.
Essa é a limitação de todos os bots semelhantes ao @brwikiedits. Mesmo assim, esta é uma ferramenta de transparência bastante necessária. Além disso, como vimos, os editores da Wikipédia sempre estão de olho. [@BRWikiEdits]