_Facebook

Bug no Facebook mostrava quantas pessoas leram o que você postou na rede social

Um bug exibia a contagem de visualizações de posts - você podia conferir quantas pessoas leram o que escreveu.

Um bug na versão móvel do Facebook mostrou a contagem de visualizações de posts para todos os usuários da versão web móvel da rede social. E, assim, você poderia saber quantas pessoas viram aquele link bacana que você postou.

Uma das formas de conferir o desempenho de um post feito por uma página dentro do Facebook é através dessa contagem de visualizações. Ela mostra quantos usuários da rede social receberam o post em seu feed de notícias. Quando ele é bastante curtido e compartilhado, a tendência é que mais gente veja o post; quando poucos usuários interagem com ele, a tendência é que ele seja visto por poucas pessoas.

 

via The Verge

Administradores de páginas também podem pagar para fazer um post aparecer para mais gente – o Facebook inclusive incentiva bastante essa prática e restringe bastante o alcance dos posts que não são promovidos.

Essa é uma informação normalmente restrita a administradores de páginas do Facebook, mas o bug fez com que qualquer um pudesse ver esse contador de visualizações. Qualquer um não – qualquer pessoa que acessasse o Facebook pelo navegador do smartphone, e não pelo desktop ou app.

E não só era possível ver quantas pessoas visualizaram o seu próprio post como o Facebook mostrava o contador dos posts de outras pessoas e páginas. Então você provavelmente descobriria que mais pessoas viram um meme postado por aquele ex-colega de escola do que o link bacana que você recomendou para todos.

A falha não durou muito tempo, e o Facebook solucionou o problema algumas horas depois dos primeiros relatos. Prefiro não pensar muito em como seria o Facebook se essa métrica fosse liberada para todos – um mundo em que as pessoas não apenas buscariam curtidas e compartilhamentos, como também visualizações. Não deve ser legal. [The Verge via Olhar Digital]

Sair da versão mobile