Na época do Windows 95 e 98, havia um bug bem irritante que travava o sistema após a tentativa de acesso de um arquivo com nome especial como se ele fosse uma fonte de imagem. Acontece que o erro está de volta, mas desta vez no Windows 7, Vista (que já não tem mais suporte) e 8: uma página da web pode travar a máquina, e, dependendo das tarefas que estão sendo executadas, a tela azul da morte aparece. O problema está relacionado à forma como o driver de NTFS trata um nome específico de arquivo.

• A Microsoft não está feliz com governos que mantêm falhas de segurança do Windows em segredo
• Este é o novo visual das interfaces dos produtos Microsoft, começando pelo Windows

Nas versões do Windows 95 e 98, se um programa tentasse acessar o arquivo C:\con\con, tudo parava. Esses nomes se referiam aos dispositivos de entrada e saída (teclado e monitor). O sistema até conseguia lidar com C:\con, mas quando o nome estava duplicado, o bug aparecia.

No Windows 7, Vista e 8, se um navegador carregar o arquivo C:\$MFT\ como se fosse uma imagem, vai travar tudo. Isso porque $MFT se refere ao Master File Table, que guarda as localizações dos arquivos do volume. Quando o arquivo tenta ser acessado, o driver NTFS faz o bloqueio e não o libera nunca. Cada operação subsequente fica esperando a liberação de bloqueio. Isso faz com que todas as tentativas de acessar o sistema de arquivos fiquem paradas e, portanto, todos os softwares começam a travar, tornando a máquina inutilizável até que seja reiniciada.

Alguns navegadores bloqueiam as tentativas de acesso aos recursos locais da máquina, mas o Internet Explorer, por exemplo, realiza a tentativa e desencadeia o bug. A falha foi descoberta no começo dessa semana e relatada para a Microsoft, que ainda não se posicionou sobre o caso.

[Ars Technica]

Imagem do topo: Robert/Flickr