Imagine passar por uma rua e, de repente, ver um buraco engolir cinco lojas e um edifício. Pois foi o que aconteceu em Guangzhou, China. Eles caíram dentro de uma voçoroca gigante, à medida que o chão abaixo deles desaparecia.

O buraco tinha cerca de 9 m de profundidade e uma área entre 100 m² e 300 m². Felizmente, ninguém ficou ferido, mas 300 moradores tiveram que ser evacuados, após trabalhadores de construção civil perceberem que o chão estava se desfazendo.

Segundo relatos, a voçoroca apareceu perto de um local onde está sendo construída uma estação de metrô. Uma investigação foi aberta para descobrir o que fez este buraco aparecer.

A voçoroca ou ravina surge quando a água remove uma camada subterrânea do solo. Geralmente isto ocorre quando esta camada é feita de calcário, rochas carbonáticas, mantos de sal ou qualquer outro material facilmente erodido pela água.

Vimos isto acontecer na Guatemala em 2010, onde surgiu um buraco enorme com 60 m de profundidade na capital do país, após as fortes chuvas do ciclone Agatha. [AP/YouTube e National Geographic]

sinkhole