“Buraco” que aparece no Pacifico pelo Google Maps é ilusão de ótica; entenda
O Google Maps permite observar diversos lugares misteriosos ao redor do mundo. Um deles é um curioso buraco no Oceano Pacífico, “descoberto” recentemente por usuários da plataforma, como destacou o tabloide britânico Metro.
Mas o que é esse buraco? Observadores sugeriram que poderia ser uma base militar. Porém, de acordo com o jornal, o “buraco”, uma crista em volta de um aparente “poço” escuro, nada mais é do que uma ilusão de ótica.
O espaço escurecido no mapa, na verdade, abriga uma densa floresta de árvores de pisonia na pequena ilha remota de Vostok, no território do Kiribati, país na Oceania. Mas apesar de bela, a ilha é mortal. Isso porque as pisonias são conhecidas como matadoras de pássaros.
Devido ao pequeno território do local, de 2,5 km², as pisonias não têm muito espaço para espalhar suas sementes pegajosas. Elas então as fixam às aves marinhas, que as transportam para outros lugares.
No entanto, as sementes pesadas e grudentas prendem os pássaros, podendo impedi-los de voar. Assim, eles ficam presos nas sementes e na resina, morrendo de fome. E, dessa forma, as árvores mantém em suas copas os cadáveres e ossos dos animais mortos.
Na Ilha Cousin, em Seychelles, as pisonias já mataram um quarto das andorinhas-do-mar-brancas e quase um décimo das cagarras tropicais. Além disso, um estudo publicado no Journal of Tropical Ecology descobriu que a característica também não é vantajosa para as árvores, já que elas não recebem nutrientes extras da decomposição das aves.
Também no Pacífico, uma Grande Mancha de Lixo entre a Califórnia e o Havaí está abrigando espécies como caranguejos e anêmonas em um redemoinho de detritos de mais de 1,6 milhão de quilômetros quadrados – maior do que a área de países como a Colômbia, Bolívia, França e Alemanha. Saiba mais no Giz Brasil.