O ator norte-americano Burt Young, mais conhecido pelo personagem Paulie da franquia de filmes “Rocky”, faleceu aos 83 anos, no último dia 8 de outubro. Porém, a informação só foi divulgada nesta quarta-feira (18) por sua empresária Lynda Bensky à ABC News e filha Anne Morea Steingieser ao The New York Times. A causa da morte não foi divulgada.
Burt Young teve mais de seis décadas de trabalhos em Hollywood, como, por exemplo, os filmes “Chinatown”, de 1974, e as séries da TV norte-americana “Hustling” e “The Rockford Files”.
O ator também participou de um episódio da série “Law & Order”, de 1997, chamado “Mad Dog”. Além disso, ele apareceu recentemente em dois episódios da série da Netflix “Boneca Russa”, de 2019.
Mas o ator ficou conhecido mesmo pelo personagem Paulie, um açogueiro na franquia “Rocky”, estrelada por Sylvester Stallone. Paulie Pennino era o rabugento e simpático cunhado de Rocky Balboa, além de ser o melhor amigo e fiel escudeiro do lutador.
Ele participou dos seis filmes, começando por “Rocky” de 1976 até “Rocky Balboa” de 2006. Aliás, o primeiro longa da franquia rendeu a Burt Young a indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, em 1976.
Em alguns momentos, o personagem trazia confusões para Balboa, como no filme “Rocky V”, de 1990, em que ele gera a falência da família. Reveja o trailer:
Seu amigo na trama, Sylvester Stallone homenageou Burt Young. “Meu querido amigo, você foi um homem e um artista incrível. Eu e o mundo vamos sentir muita a sua falta”, escreveu o ator na legenda de uma foto dos dois. Veja a publicação:
“Burt era um ator de tremendo alcance emocional. Ele podia fazer você chorar e te matar de susto”, disse a sua empresária, Lynda Bensky, em um comunicado.