Busca por peça de trator encontra pote de moedas de cobre do século 17
Um detector de metais encontrou um tesouro surpreendente: um pote de moedas de cobre do século 17 enterradas sob o solo. A descoberta aconteceu no final de fevereiro, perto da vila de Zaniówka, no leste da Polônia, enquanto o morador Michael Lotys buscava por peças do trator descartadas em uma fazenda.
Ao procurar por peças do trator de sua irmã, o detector de Lotys disparou, revelando as moedas em um “siwak” (um jarro típico local com alça e gargalo estreito) de barro quebrado, bem como pedaços de tecido da época.
Entretanto, na Polônia, é ilegal procurar por relíquias com detectores de metais. Sendo assim, Lotys contratou arqueólogos para visitarem a fazenda. O tesouro agora irá para um museu na cidade vizinha, Biała Podlaska, para mais investigações.
O que se sabe sobre as moedas até agora?
De acordo com a agência de notícias polonesa The First News, investigações descobriram que o tesouro teria sido enterrado ali intencionalmente, devido à sua localização delimitada na superfície do solo.
O diretor da agência de conservação do patrimônio de Lublin, Dariusz Kopciowski, informou, no Facebook, que o tesouro tem cerca de mil moedas de cobre polonesas e lituanas cunhadas no século 17. Segundo ele, o tesouro pesa cerca de 6,6 libras (3 kg).
Após cerca de 400 anos no solo, a oxidação conferiu às moedas um tom verde. Além disso, muitas foram corroídas juntas, deixando apenas 115 moedas soltas. Análises mostram que a maioria das moedas foi criada entre 1663 e 1666 em Varsóvia; Vilnius (Lituânia) e Brest, que fazia parte da Comunidade Polaco-Lituana.
Segundo o site do detector de metais polonês Zwiadowca Historii, a moedas tem o nome de “boratynki” em homenagem a um antigo gerente da casa da moeda de Cracóvia, na Polônia, Tito Livio Burattini, responsável por substituir as moedas de prata pelas de cobre, com menor custo de fabricação. (Via Live Science)