_Tecnologia

Buscador DuckDuckGo lança sua própria ferramenta de IA

Ferramenta obtém respostas de fonte como a Wikipédia e a Enciclopédia Britannica. Veja mais

O DuckDuckGo anunciou a novidade nas redes sociais

Imagem: DuckDuckGo/Reprodução

O DuckDuckGo divulgou recentemente uma nova ferramenta de pesquisa de inteligência artificial que foi desenvolvida pelo ChatGPT. Nomeada como DuckAssist, a ferramenta é um recurso de análise de linguagem dentro do próprio navegador, e obtém respostas extraídas de páginas da internet — como a Wikipédia e a Enciclopédia Britannica.

Disponível gratuitamente no navegador DuckDuckGo para computadores e mobile, o DuckAssist sugere uma resposta automática quando reconhece algum termo de pesquisa. Então, manda notificações para o usuário quando uma possível resposta baseada na IA estiver disponível para consulta.

Diferente dos famosos chatbots, a nova funcionalidade é uma versão beta, totalmente gratuita e sem necessidade de login para uso.

Imagem: DuckDuckGo/Reprodução

A empresa da Pensilvânia (EUA) afirmou que não se limitará com a fonte de dados vindo do Wikipédia, e que fica atenta para a tarefa de evitar que erros graves aconteçam.

Outros chatbots ainda patinam nessa questão. O do Bing, por exemplo, foi alvo nas últimas semanas de diversas polêmicas por insultar usuários, sendo restringido pela equipe da Microsoft.

Em entrevista ao site TechCrunch, o fundador do DuckDuckGo Gabe Weinberg comentou sobre a novidade da empresa, pontuando que está trabalhando para a funcionalidade ter exatidão e privacidade em seu funcionamento.

“Por enquanto, DuckAssist está apenas extraindo respostas da Wikipédia e de um punhado de fontes relacionadas, como a Britannica. Isso limita muito a probabilidade de o DuckAssist gerar informações incorretas ou ‘alucinar’, dando informações aleatórias”, disse Weinberg.

“No entanto, sabemos que não será correto 100% do tempo. Em todo caso, dizemos que as respostas não são verificadas de forma independente quanto à precisão e fornecemos um link para o artigo mais relevante da Wikipédia, para que se obtenha mais informações”, explicou .

 

 

 

Sair da versão mobile