Não são apenas animais como cães e cavalos que sabem ler bem os humanos. Aparentemente, as cabras também têm essa habilidade. Embora sejam mais conhecidas pelos próprios sons que emitem, elas parecem reconhecer algumas falas de pessoas.
Em nova pesquisa, ele demonstra que elas também podem reconhecer o sentimento de uma vocalização apenas pela mudança de tom de uma pessoa. Isso significa que elas conseguem distinguir quando um humano emprega um tom de voz alegre e também quando ele muda para um tom zangado.
“Este estudo oferece a primeira evidência de que as cabras podem discriminar entre sinais expressos na voz humana, nomeadamente, a valência emocional”, afirmou Alan McElligott, autor da pesquisa. Os resultados foram publicados na revista Animal Behaviour.
Elas percebem, mas não se afetam
Para testar o entendimento das cabras sobre as vocalizações humanas, os pesquisadores fizeram os animais ouvirem diversas reproduções de sons. De gravações com falas que expressam felicidade – o que chamam de valência positiva – passavam para sons que traduziam braveza, em alternância.
Dessa forma, notaram que 75% das cabras olharam para o alto-falante por períodos mais longos após a troca de tom na voz humana. De acordo com os cientistas, isso sugere que esses animais perceberam a mudança no conteúdo emocional das reproduções.
“As diferenças observadas nas respostas das cabras aos sinais emocionais humanos podem enfatizar a importância das experiências e da aprendizagem individuais, especialmente na comunicação emocional entre espécies”, concluiu McElligott.
Além disso, eles notaram que as cabras não sofreram alterações fisiológicas frente à mudança de sons. Em geral, os pesquisadores esperavam que as alterações causassem aumento da frequência cardíaca, por exemplo.
Isso porque vozes que expressam braveza podem causar medo nos animais. Em contraste, vozes positivas podem ser percebidas como calmantes. No entanto, as cabras não demonstraram qualquer mudança de comportamento nesse sentido.
Ainda assim, não foram todos os animais que responderam aos sinais auditivos. Para os cientistas, isso pode acontecer devido a variações nas habilidades cognitivas entre as cabras.
Em geral, os pesquisadores acreditam que as cabras podem ter desenvolvido essa sensibilidade aos sinais vocais de pessoas ao longo de sua longa associação com os humanos. No entanto, eles ressaltam que mais estudos são necessários para compreender essa relação.