Um cadeado futurista não tem chave nem uma senha para ser desbloqueado. É o Noke, uma brincadeira com as palavras “no key” (sem chave, em inglês), que usa conectividade Bluetooth para ser destravado.

O futuro em que não precisaremos mais andar com chaves nos bolsos pode estar mais perto do que imaginamos. O Noke é o começo disso. Ele detecta quando seu smartphone está próximo e ativa o mecanismo de desbloqueamento, deixando o caminho livre para você passar.

Ainda é possível configurar diferentes chaves virtuais para diferentes cadeados. Dentro do app do Noke, você consegue destravar, digamos, um cadeado no portão da garagem, ou o que protege a sua bicicleta. Ao se aproximar de um Noke, pressione a parte de cima do cadeado para acordá-lo. Ele, então buscará o smartphone com o qual está pareado, e, ao encontrar, se desbloqueará.

E se você perder o smartphone, ou a bateria dele acabar? É possível definir um padrão de apertadas e pressionadas na parte superior para casos de emergência, como mostra o GIF abaixo:

02d6e4c0dbae7358e82d1a9235f62347_large

O Noke funciona com dispositivos Bluetooth 4.0, e a promessa é de uma bateria que dure até um ano. Quando ela estiver se aproximando do fim, o app avisará o usuário – aí é só abrir o cadeado e substituí-la.

O problema é que o Noke ainda não existe. Por enquanto, ele faz parte de uma campanha no Kickstarter que tinha como objetivo levantar US$ 100.000. Mas, restando 28 dias para seu fim, os criadores já conseguiram mais de US$ 170.000. Ótima notícia – significa que, de fato, o cadeado do futuro chegará ao mundo. [Kickstarter via TechCrunch]