Cães gostam de assistir programas que tenham cães, como Scooby Doo. É o que diz um estudo da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, que envolveu 1.246 tutores de cachorros.
A pesquisa foi feita nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália, e entrevistou pais de pet sobre os hábitos de seus bichos frente às telas. Isso envolve por qual meio ele assistiam, o conteúdo que os cães mais interagiam e informações sobre os animais (como idade, raça e sexo).
O questionário foi disponibilizado na internet em março de 2022 para interessados em ajudar na pesquisa. A pesquisa também recebeu vídeos dos cães, para analisar seu comportamento após serem expostos aos conteúdos.
A pesquisa revelou que teve mais reações “ativas” (como correr e pular) do que as “passivas” (deitar e sentar). A idade e a visão estavam relacionadas com a intensidade da reação do pet. Mas o mais curioso mesmo foram as preferências de programação dos bichos.
O resultado mostrou um apreço maior por programas que trazem outros cães (como o desenho Scooby Doo), assistido por 93% dos participantes. Cerca de 76% dos cães “entrevistados” gostavam mais quando a programação envolvia desenhos animados.
Nos programas esportivos, os pets mostraram maior interesse por futebol, basquete, futebol americano, tênis e beisebol. 18% dos cães preferiam videogames. O conteúdo só com seres humanos ficou em nono lugar na preferência dos amigos de quatro patas.
Segundo disse em comunicado Freya Mowat, oftalmologista veterinária e professora do departamento de ciências cirúrgicas da instituição, um dos objetivos era verificar se a idade ou a visão estavam relacionadas a esse comportamento mais interativo, a fim de ter mais dados sobre a visão dos cães.
O estudo foi publicado na revista Applied Animal Behavior Science.