Talvez você já saiba que a velocidade da luz é de 299.792.458 m/s, mas agora você pode confirmar esse número brincando de cozinheiro cientista e derretendo chocolate. Depois você pode comer os resultados. Você precisa fazer o seguinte:

  • Tenha certeza de que o chocolate está em uma caixa que possa ir ao micro-ondas. Melhor ainda, tire o chocolate e coloque-o em um prato apropriado para micro-ondas.

  • Remova o prato giratório do forno. (O chocolate precisa ficar parado enquanto você o aquece.) Coloque um prato com a face para baixo em cima da coisinha central que gira, e coloque o prato de chocolate em cima.

  • Aqueça na potência alta por 20 segundos.

  • Tire o chocolate e procure por pontos quentes. Dependendo do chocolate que você usar, você talvez tenha que tocar no chocolate para ver onde ele ficou mole. Com os bombons de cereja que usamos, vimos vários pontos brilhantes e um lugar onde a casca de chocolate derreteu totalmente, deixando escorrer o recheio líquido.

  • Meça a distância entre dois pontos quentes adjacentes. Esta deve ser a distância entre o pico e o vale da onda. Como o comprimento de onda é a distância entre dois picos, multiplique o número por 2. Por fim, multiplique esse resultado pela frequência [das micro-ondas] expressa em hertz, 2.450.000.000 (2,45 x 109).

Ta-da. Neste exemplo, o número final ficou um pouco abaixo da velocidade real da luz, mas é bastante aproximada, considerando a dificuldade de encontrar o "ponto quente" exato para fazer as medidas. E a dificuldade de sacrificar chocolate em nome da ciência. [Wired]