“Call of Duty” e “FIFA” são os favoritos dos brasileiros para aprender uma 2ª língua
Já se tornou comum ver jogos dublados e com localização em português — com exceção dos títulos da Nintendo, claro –, mas não foi sempre assim. Durante muito tempo, a maioria dos títulos que chegavam ao mercado brasileiro não estavam disponíveis no nosso idioma, o que fazia os gamers terem que se virar num idioma estrangeiro.
Muitos gamers, assim, tiveram seus primeiros contatos ou aperfeiçoaram suas habilidades com línguas estrangeiras (especialmente o inglês) através dos jogos. Tanto é que uma pesquisa conduzida pela Preply, plataforma especializada em educação, comprovou que, sim, os games são um dos métodos favoritos dos brasileiros para aprender um novo idioma.
A pesquisa entrevistou 948 pessoas, em um questionário online. Os participantes compartilharam suas preferências no mundo dos games e também suas estratégias para estudar novos idiomas.
De acordo com os dados divulgados pela Preply, 36% dos entrevistados disseram que “Call of Duty” e “FIFA” são os jogos que mais ajudaram a desenvolver as habilidades em um outro idioma. Outros games citados pelos entrevistados foram “Assassin’s Creed” (24%) e “Fortnite” (22%). Surpreende a presença de “Among Us”, muito popular durante a pandemia, que completa o top 10.
40% dos entrevistados preferem jogos de aventura para estudar outro idioma, enquanto 36% prefere jogos de palavras para fixar conteúdos em idiomas estrangeiros. O estudo também concluiu que os idiomas favoritos dos jogadores são inglês, espanhol e francês.
O inglês, como idioma mais falado do mundo, é a escolha predominantes dos gamers. 59% dos entrevistados afirmaram que prefere deixar a língua como padrão durante suas sessões de gameplay.
Confira a lista de jogos que mais ajudaram os brasileiros a aprender um novo idioma:
- “Call of Duty” e “FIFA”
- “Assassin’s Creed”
- “Fortnite”
- “Grand Theft Auto”
- “Minecraft”
- “Resident Evil”
- “Crash”
- “Final Fantasy”
- “Mortal Kombat e saga “Pokémon”
- “Among Us”
Profissionais especializados na aquisição de um segundo idioma recomendam que os estudantes relacionem o aprendizado com aspectos da pessoal, unindo o útil ao agradável. O contato diário com o conteúdo de games estrangeiros pode facilitar a compreensão e potencializar os aprendizado do aluno ao longo dos estudos.