Um vídeo publicado recentemente no TikTok viralizou ao mostrar uma câmera com IA (Inteligência Artificial) que identifica e expõe pessoas que atravessam a rua de maneira incorreta. A imagem foi feita em Shangai, na China, onde esse sistema existe desde 2017 para coibir infrações cometidas por pedestres.
No vídeo (logo abaixo), feito pelo streamer Jake’n’Bake, é possível ver algumas pessoas atravessando uma rua movimentada enquanto o semáforo para pedestres estava prestes a fechar. Quem se arriscava era filmado pela câmera com inteligência artificial, e tinha o rosto e o sobrenome exposto em um painel na calçada.
https://www.tiktok.com/@livefailsshorts/video/7243515457372802331
Além da exposição pública, o infrator ainda pode ser multado em 20 yuans (cerca de R$ 13,50). Segundo uma reportagem da South China Morning Post, todas as filmagens são checadas no sistema nacional de identidade da China para encontrar possíveis combinações. Após a identificação, o infrator recebe a notificação da multa por meio de apps, como WeChat e Sina Weibo.
Além disso, para piorar, sua imagem ainda pode parar no site da polícia de Shangai. Ele tem uma página dedicada que exibe as fotos, os sobrenomes e parte dos números de identidade dos infratores.
“Pessoas que atravessam a rua de maneira arriscada sempre foram um problema na China e isso não pode ser resolvido apenas com multas ou fotos”, disse Wang Jun, diretor de marketing da empresa Intellifusion, responsável pelas câmeras de vigilância com IA. “Mas a combinação de tecnologia com psicologia pode reduzir casos desse tipo e prevenir reincidência.”
IA ainda comete erros
O sistema inteligente, claro, não é infalível. Em 2018, por exemplo, as câmeras identificaram Dong Mingzhu, a presidente de uma empresa de ar-condicionados. Supostamente, o painel expôs ela atravessando a rua enquanto o sinal estava verde para carros. Porém, na verdade, o que as câmeras identificaram foi um anúncio com o rosto de Mingzhu estampada em um ônibus que passava no momento. O caso viralizou na China, de modo que a polícia local teve que explicar que o problema foi resolvido após uma atualização.
Além de Shangai, outras metrópoles chinesas, como Pequim e Shenzhen, também possuem câmeras com IA que identificam e expõe pedestres atravessando de maneira irregular.