A ideia de uma câmera feita com um scanner não é nada super novo, mas parir uma que tira fotos a 130 megapixels é bem impressionante. E isso foi exatamente o que conseguiu um japinha com algum conhecimento de tecnologia.

Spyuge, o fotógrafo amador responsável por essa pérola do faça-você-mesmo, diz que ele pegou um scanner Epson GT-S620 de 1200dpi e uma antiga lente Canon FD de 50mm e, juntando ambas, fez isso. Segundo ele, a escolha por este scanner em particular aconteceu porque ele tem um sensor CCD, usa uma lente própria parecida com uma de câmera e tem iluminação por LED. Em algumas das fotos dá pra parceber uma quantidade considerável de ruído mesmo a resoluções como 800 ou 1024, mas no fim das contas estas fotos são mais do que respeitáveis.

O site Bouncing Red Ball tem um zoom bem de perto para mostrar que tipo de detalhe a câmera consegue produzir (SPOILER: não é café pequeno). Para os poucos corajosos por aí, dá pra ver a imagem em resolução total. Isso não é para quem tem problemas de ansiedade. Caso você não tenha feito a matemática, uma foto de 130 megapixels tem uma resolução de 13.000 x 10.000 pixels.

Enquanto isso, o resto de nós pode apreciar as fotos do Flickr do Spyuge. [Spyuge via Bouncing Red Ball via Boing Boing Gadgets]