Um apoio Steadicam apropriado que pode capturar suaves cenas de perseguição geralmente custa milhares de dólares (sem incluir o preço da câmera) e um operador altamente treinado. Como uma gambiarra mais barata, esses produtores de vídeo usaram uma câmera de drone estabilizada que pode ser segurada nas mãos como uma câmera de filme tradicional.

A abordagem da produtora brasileira Space Criative não é comum, para dizer o mínimo. Mas os resultados são impressionantes, e um pouco de produção de guerrilha de filmes em sua melhor forma. Isso se acreditarmos que o vídeo foi de fato usando o DJI Phantom.


Outra vantagem para essa abordagem, como demonstrado ao final do vídeo, é que a filmagem pode mudar de uma perseguição de ângulo baixo para uma visão aérea da ação quando o câmera simplesmente solta o drone e deixa o piloto comandar.

Essa alternativa também apresenta alguns desafios únicos. Operadores de Steadicam dependem de um monitor de vídeo estrategicamente posicionado para mostrar a eles como a filmagem está enquadrada e que obstáculos podem aparecer conforme eles se movem. Já que os pequenos drones-câmera não têm um display LCD com um preview o vivo, o videografista precisa filmar às cegas.

Se filmado em 4K, com certeza resulta em bastante resolução para ser recortada na pós-produção, ao ajustar o enquadramento. Mas os resultados ainda dependem de ter certeza de que a câmera do drone esteja perfeitamente angulada enquanto é carregada, o que não é tão fácil quanto o cinegrafista faz parecer. No entanto, se você está com pouco orçamento, um monte de experiência provavelmente vai tornar essa técnica útil.

[Facebook – 35mm.life via DIY Photography]