Você provavelmente não dá o devido valor ao seu smartphone: ele é um portal para a internet, uma máquina de mensagens instantâneas, uma câmera de vídeo, um tocador de música e, claro, um telefone. Ele também é provavelmente a sua máquina fotográfica mais usada. Seja grato por ele: câmeras de smartphones evoluíram bastante.

Vê essa imagem aí em cima? Ela representa quase uma década de progresso. Os caras do All About Symbian resgataram um velho Nokia N95, de apenas 5 megapixels, e o colocaram contra um Lumia 930, de 20 megapixels, registrando as mesmas imagens, dos mesmos locais e as comparando em proporções 1:1 na resolução padrão de cada câmera.

fronts95

Não é surpresa que os celulares mais modernos fazem um trabalho melhor, mas pare um momento para apreciar a diferença: a imagem granulada e um pouco estourada do N95 representa o melhor que 2007 podia nos oferecer. Mas, para os padrões de hoje, beira o medíocre. Isso é progresso, e ele é incrível.

Nokia N95
Foto do Nokia N95.
Lumia 930
Foto do Lumia 930.
night-95
Foto do Nokia N95.
night-930
Foto do Lumia 930.

O All About Symbian compara ambas as câmeras em uma variedade de situações, registrando os altos e baixos de cada uma. A conclusão é meio óbvia, mas é fascinante olhar como a tecnologia dos celulares chegou tão longe em menos de uma década.

Dito isso, nas mãos certas, o Nokia N95 ainda pode fazer algumas imagens incríveis: veja alguns exemplos abaixo, e mais fotos nesta galeria do Flickr. [All About Symbian]