A internet das coisas já está entre nós faz um tempo, é verdade. Temos óculos conectados, mesas conectadas. Mesmo assim, a internet das coisas ainda tem a magia das novidades, aquele jeitão de quem veio para mudar tudo que está ai. E isso acontece porque ela ainda não se espalhou pelo mundo como uma conexão 3G. Só que está bem perto, mas bem perto de ganhar o planeta.

Um exemplo recente é uma camiseta feita por Rexona, marca líder de antitranspirantes no Brasil. A marca resolveu testar um dos seus produtos, a tecnologia Motionsense – que é ativada pelos movimentos e garante proteção extra ao longo do dia. Para mostrar a força do produto, Rexona desenvolveu um produto altamente tecnológico.

sandro-dias-rexona-3

A camiseta de Rexona tem um sistema WiFi e sensores de umidade e temperatura localizados embaixo da região das axilas. Além disso, possui sensores de movimento nos braços e nas costas. Estes dispositivos mostram a intensidade do movimento e a dissipação do suor – um ótimo caminho para entender e manter os níveis de temperatura. A visualização dos movimentos acontece em tempo real, por meio de um tronco modelado em 3D. Por fim, um sistema lê os sensores e exibe em gráficos.

De acordo com Thaís Hagge, gerente de marketing de Rexona, o projeto reflete o pioneirismo da Rexona no desenvolvimento de produtos para diferentes perfis de consumidores. “Com a camiseta, conseguimos exemplificar os benefícios da exclusiva tecnologia Motionsense, pois o público pode ver o momento em que o antitranspirante age no corpo durante a atividade”.

sandro-dias-rexona-4

A camiseta é um protótipo ainda, mas é impressionante como funciona – e você pode checar no vídeo abaixo. Em fase de testes, ela é adaptada para cada pessoa que realizar o teste e pode ser usado em outras modalidades esportivas, como corrida, basquete (quando você faz treino individual) e em academias. Um dos primeiros a usar a camiseta da Rexona foi o skatista Sandro Dias, um dos principais nomes do esporte. O atleta foi convidado para testar a camiseta durante suas manobras de skate. É ele, aliás, que mostra o poder do protótipo. É só ver o vídeo.

Gostou? Quer saber de mais novidades? Siga Rexona no Twitter e no Facebook.