Em 2009, Barack Obama chegou à Casa Branca após fazer aquela que provavelmente foi a campanha mais focada na internet da história da política mundial. Em 2012, ele pretende conseguir a reeleição, e a luta já começou: com um site e uma integração pesada com o Facebook.
O site BarackObama.com está todo bonitinho para a campanha de reeleição do presidente. A principal funcionalidade é que os americanos podem usar o Facebook para dizer para todos os seus amigos que “I’m in!” (“Estou dentro!”), obviamente convidando-os para se juntar ao início da campanha. Os seus amigos aparecem no próprio site. Os eleitores também podem dizer por que estão “dentro”, e as melhores respostas já estão começando a ser publicadas na área blog do site. O Twitter também está sendo usado, mas o foco está mais no Facebook – já que quase 40% dos habitantes dos EUA têm um perfil na rede. E não será só spam para os amigos: ele já prometeu responder as perguntas colocadas lá, ao vivo, em uma visita à própria sede da rede social, no próximo dia 20.
Será que a internet será novamente o motor de uma eleição bem sucedida para o Obama? É interessante, de todo modo, acompanhar os novos tempos. Ser’a que um dia os santinhos que emporcalham as ruas e as carreatas serão substituídas por “Gostei” no Facebook e vídeos no Youtube? Quanto tempo isso demorará para acontecer no Brasil? [TechCrunch]