A marca de jeans Levi’s vai criar modelos de inteligência artificial (IA) em parceria com o estúdio de moda digital Lalaland.ai para aumentar a diversidade em suas campanhas.
A Lalaland.ai usa inteligência artificial avançada para criar modelos hiper-realistas de diferentes tipos de corpo, idade, tamanho e tom de pele. A companhia também trabalha com marcas de moda como a Calvin Klein, Tommy Hilfiger e o Grupo Otto.
Os “modelos fakes” não são totalmente novos no mercado. Na Holanda, modelos geradas por IA têm até agência e catálogo de fotos próprio!
Segundo comunicado que a Levi’s enviou à Peta Pixel, a ideia é ter mais modelos para cada linha de roupas, a fim de oferecer mais corpos que se parecem com os de seus clientes, criando “uma experiência de compra mais pessoal e inclusiva”.
A empresa alega que trabalhar com modelos reais não é suficiente para atingir seus objetivos de diversidade. Mesmo assim, diz que ainda pretende continuar a fotografar pessoas reais. Além disso, ainda afirmam trabalhar para garantir uma força de trabalho diversa na frente e atrás das câmeras.
A Levi’s parece testar a iniciativa também como uma tentativa de reduzir custos. Ano passado, a companhia demitiu 700 funcionários – 15% de sua força de trabalho -, em uma reestruturação. De acordo com o USA Today, as demissões economizam US$ 100 milhões por ano.