Tecnologia

Campeão mundial: Brasil acumula 9 prêmios em campeonato de robótica

Ao todo, 144 alunos do Brasil participaram do campeonato de robótica. Torneio desafia jovens a resolver problemas sociais com robôs
Imagem: Iano Andrade/CNI

O Brasil foi o grande destaque do Campeonato Mundial de Robótica, que aconteceu na cidade de Houston, no Texas (EUA), no último sábado (20). Os brasileiros ganharam nove prêmios, incluindo o de Melhor Projeto.

A ONG First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) organiza o evento anual. Com a iniciativa, a entidade quer encorajar o desenvolvimento de projetos inovadores para solucionar problemas enfrentados pela sociedade.

Todos os anos, o torneio incentiva jovens a usarem a criatividade na resolução de grandes desafios sociais através da construção e programação de robôs construídos com peças de Lego. A edição de 2024, por exemplo, contou com delegações de estudantes entre 9 e 16 anos de 50 países.

O objetivo da organização é auxiliar no desenvolvimento das habilidades STEM, sigla em inglês que se refere ao conhecimento nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Destaque mundial

O resultado atingido na competição é um grande marco para o Brasil, que levou sua maior delegação desde que começou a participar do evento, em 2000. Neste ano, o Brasil foi representado por 144 alunos de escolas públicas e privadas de dez unidades federativas.

O grande campeão da edição 2024 foi o time “Los Atomicos”, de Araraquara, município localizado no interior de São Paulo. O grupo apresentou um projeto bastante inovador focado em inclusão e acessibilidade. Ele consistia em um jogo de Xadrez controlado com base em instruções de voz.

Além disso, a equipe “Pardoboots”, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), também se destacou bastante no evento e conseguiu o segundo lugar na categoria vencida por “Los Atomicos”. Ela ainda faturou o prêmio de “técnico/mentor” com a comandante Monica Marques.

O Brasil vem se destacando cada vez mais no cenário global da robótica, o que tem se refletido também no Campeonato Mundial. No ano passado, por exemplo, a delegação de 110 estudantes trouxe para o país oito prêmios.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas