Sem a badalação (e a grana para publicidade) de um Windows 8, a Canonical liberou hoje o Ubuntu 12.10, nova versão da distribuição Linux mais conhecida e amiga do usuário, dando uma alfinetada no concorrente — o site oficial exibe, em letras garrafais, um “evite o sofrimento do Windows 8”, seguido do link para download.

A maior novidade do Quanta Quetzal, codinome dessa versão, é a introdução dos Unity Web Apps, algo parecido com o que o Internet Explorer 9 faz no Windows 7, ou seja, transformar sites em aplicativos. No caso do Ubuntu 12.10, são 30 sites suportados e a integração é bem profunda, com menus contextuais na barra lateral, notificações e outros elementos espalhados na interface. O Omg! Ubuntu!, site inglês dedicado à distro, compilou a lista de todos eles.



Além disso, a nova versão integra contas de serviços online (redes sociais e email), traz suporte a criptografia na instalação, login/acesso remoto, uma nova “lens” da Unity para pesquisar produtos na Amazon sem precisar abrir o navegador, pré-visualização bonitona na Unity e diversos aperfeiçoamentos no visual.

Abaixo, um vídeo caprichado do Omg! Ubuntu! com as dez melhores novidades do Ubuntu 12.10:

O Ubuntu é um sistema operacional gratuito. Você pode baixá-lo direto do site oficial, inclusive por BitTorrent. [Omg! Ubuntu!]