Já pensou se entre o terceiro álbum do Oasis, “Be Here Now” (1997), e o quarto, “Standing on the Shoulder of Giants” (2000), houvesse um disco perdido? Pois bem, fãs da banda de rock inglesa responderam a essa pergunta criando novas músicas com a voz do vocalista Liam Gallagher, feitas por IA.
O CD do grupo de nome AIsis, o “The Lost Tapes Volume One”, tem oito músicas — todas bastante semelhantes às produções reais.
Em entrevista ao The Guardian, o músico Bobby Geraghty declarou: “Ficamos entediados esperando a reforma do Oasis”. A banda, que teve início em 1991, encerrou suas atividades em 2009. Desde então, os irmãos Noel e Lima Gallagher, núcleo do grupo, vivem entre “tapas e beijos”. Nunca descartam uma volta, mas também não fazem força para uma reunião.
O guitarrista Chris Woodgates, da banda Breezer, acrescenta: “Estamos juntos há mais de dez anos, escrevemos algumas músicas em 2013, mas as estacionamos e seguimos em frente. Durante o bloqueio, pensamos que deveríamos tentar fazer algo com eles, então lançamos algumas músicas – “Alive and Forever” – que ganharam um pouco de força, mas logo se esgotaram. Então Bobby teve a ideia maluca de colocar Liam como cantor”.
Com as músicas do Breezer, que soam parecidas com o Oasis, o trabalho exigiu apenas substituir os vocais de Geraghty pelos de Gallagher.
Reação de Liam Gallagher
Não demorou muito para que o álbum da AIsis alcançasse os integrantes do verdadeiro Oasis. No Twitter, o vocalista Liam Gallagher reagiu à criação nesta quarta-feira (19), em resposta aos fãs.
O cantor afirmou que ouviu apenas uma música, e que “é melhor do que todas as outras porcarias lá fora”. Para outra usuária da rede, ele disse que a banda é “louca pra caralh*” e elogiou a reprodução de sua voz por inteligência artificial.
Ouça “The Lost Tapes Volume One”, o álbum perdido do Oasis: