Em mais uma investida para aumentar a concorrência com o Google, o DuckDuckGo anunciou nesta terça-feira (12), o lançamento da versão beta para desktop de seu navegador.
A versão beta inicialmente está sendo lançada apenas para macOS. Mas, segundo Burger-Lenehan, gerente de produto do aplicativo, a versão para Windows já está sendo produzida e deve “chegar em breve”.
O lançamento da versão para macOS do navegador ocorre após o sucesso do aplicativo. Segundo o DuckDuckGo, seu navegador para desktop é, assim como seu app, “uma solução de privacidade completa para navegação diária”.
Para quem é pouco familiarizado com DuckDuckGo, aqui no Gizmodo Brasil já explicamos um pouco melhor como funciona o buscador, que já é conhecido por suas várias camadas de segurança e privacidade que prometem manter os dados dos usuários seguros.
Entre as ferramentas de segurança e privacidade estão as opções de diminuir a quantidade de coockies dos sites, o não salvamento das suas últimas informações de pesquisas e mais.
Navegador
Já no novo navegador já disponível para macOS, a empresa trouxe mais alguns recursos de segurança e principalmente privacidade diferentes do Google.
Entre eles, estão o bloqueio de rastreadores de anúncios em cada site que você visita. Há também uma opção para salvar senhas que ainda incorpora a proteção de e-mail, lançada recentemente pela empresa. Ela bloqueia rastreadores ocultos nos e-mails enviados.
Como o navegador está em versão beta, mesmo os usuários da Apple precisarão entrar em uma lista de espera para começar a testá-lo.
Para isso, basta baixar o aplicativo móvel DuckDuckGo (ou atualize para a versão mais recente), na sequência abra as configurações (no canto superior direito do app) e selecione DuckDuckGo Desktop App.
Em seguida, toque em “Join the Private Waitlist” e você será notificado quando receber um código de convite para iniciar o teste.