Cantor do R.E.M. lança o 1° disco em vinil biodegradável

Michael Stipe lançou a canção “Future If Future” em um novo formato: vinil bioplástico de 12 polegadas - o primeiro do mundo nesse formato
Michael Stipe
Imagem: Divulgação/Reprodução Michael Stipe

A banda de rock norte-americana R.E.M emplacou vários hits nos anos 1980 e 1990, e teve sucesso até encerrar as atividades, em 2011. O ex-vocalista Michael Stipe seguiu carreira solo, e em 2018, lançou sua faixa de estreia “Future If Future”. Agora, a canção foi regravada em um novo formato: um vinil bioplástico de 12 polegadas — que segundo a fabricante, a Evolution Music Official, é o primeiro do mundo.

Originalmente compostos de cloreto de polivinila tradicional, os discos de vinil voltaram à moda nos últimos anos, com um número crescente de pessoas optando por investir em um toca-discos. Apesar desse aumento de popularidade ser mais lucrativo para os artistas do que as plataformas de streaming digital, o vinil também enfrentou críticas por ser mais prejudicial ao meio ambiente.

Pensando nisso, a Evolution Music desenvolveu uma alternativa ecológica. Feito com bioplástico, o novo material da empresa reduz o desperdício ao dispensar plásticos descartáveis. Em vez do plástico convencional (o material usado na criação de um vinil é PVC), o disco é feito de plástico biodegradável — que se degrada no ambiente.

O projeto chegou em edição limitada, com apenas 500 cópias, que já se esgotaram. No entanto, o single ainda está disponível digitalmente como parte de uma coleção com nomes como Peter Gabriel, Big Thief e Hot Chip.

Além disso, o single conta com a produção de Brian Eno e também apresenta “Oh My Heart”, da artista Beatie Wolfe. Os lucros do LP serão destinados para a instituição de defesa do meio ambiente com foco nas artes, a EarthPercent, co-fundada por Brian Eno.

“Estou emocionado por trabalhar com a EarthPercent e a Evolution Music neste lançamento. Esse tipo de projeto abre caminhos para um futuro mais brilhante”, afirmou Michael Stipe em comunicado.

Wolfe acrescentou: “Estou constantemente pensando em como podemos tirar o melhor do velho e o melhor do novo, fazer a ponte entre o tangível e o digital, e recuperar tanto quanto inovamos e esse novo vinil ecológico parece uma personificação perfeita disso”. Ouça a canção abaixo:

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas