Cantor do R.E.M. lança o 1° disco em vinil biodegradável
A banda de rock norte-americana R.E.M emplacou vários hits nos anos 1980 e 1990, e teve sucesso até encerrar as atividades, em 2011. O ex-vocalista Michael Stipe seguiu carreira solo, e em 2018, lançou sua faixa de estreia “Future If Future”. Agora, a canção foi regravada em um novo formato: um vinil bioplástico de 12 polegadas — que segundo a fabricante, a Evolution Music Official, é o primeiro do mundo.
Originalmente compostos de cloreto de polivinila tradicional, os discos de vinil voltaram à moda nos últimos anos, com um número crescente de pessoas optando por investir em um toca-discos. Apesar desse aumento de popularidade ser mais lucrativo para os artistas do que as plataformas de streaming digital, o vinil também enfrentou críticas por ser mais prejudicial ao meio ambiente.
Pensando nisso, a Evolution Music desenvolveu uma alternativa ecológica. Feito com bioplástico, o novo material da empresa reduz o desperdício ao dispensar plásticos descartáveis. Em vez do plástico convencional (o material usado na criação de um vinil é PVC), o disco é feito de plástico biodegradável — que se degrada no ambiente.
O projeto chegou em edição limitada, com apenas 500 cópias, que já se esgotaram. No entanto, o single ainda está disponível digitalmente como parte de uma coleção com nomes como Peter Gabriel, Big Thief e Hot Chip.
Além disso, o single conta com a produção de Brian Eno e também apresenta “Oh My Heart”, da artista Beatie Wolfe. Os lucros do LP serão destinados para a instituição de defesa do meio ambiente com foco nas artes, a EarthPercent, co-fundada por Brian Eno.
“Estou emocionado por trabalhar com a EarthPercent e a Evolution Music neste lançamento. Esse tipo de projeto abre caminhos para um futuro mais brilhante”, afirmou Michael Stipe em comunicado.
Wolfe acrescentou: “Estou constantemente pensando em como podemos tirar o melhor do velho e o melhor do novo, fazer a ponte entre o tangível e o digital, e recuperar tanto quanto inovamos e esse novo vinil ecológico parece uma personificação perfeita disso”. Ouça a canção abaixo: