Chega pra lá, grafeno; sai daqui, diamante. Chegou um novo supermaterial feito de carbono, e ele é mais forte e mais duro do que qualquer um de vocês.

Pesquisadores da Universidade Rice (EUA) calcularam as propriedades de um novo composto de carbono que promete mais resistência e rigidez do que qualquer outro material conhecido. Ele pertence a um grupo chamado carbino, possuindo uma cadeia específica de átomos de carbono, e promete muito.

Os modelos matemáticos do estudo preveem que este carbino é um pouco mais forte do que o grafeno e o diamante, e cerca de duas vezes mais rígido que os materiais mais duros que já conhecemos.

E, se for combinado com certos elementos químicos, ele se torna quase tão flexível quanto uma fita de DNA. (Mas com outros elementos químicos, ele mantém sua rigidez.)

A busca pelos carbinos começou há algum tempo. Astrônomos acreditam que detectaram esse supermaterial no espaço interestelar; na Terra, ele só foi sintetizado há alguns anos, em cadeias de até 44 átomos de comprimento.

Até agora, acreditava-se que ele era explosivo demais para ser criado e estudado de forma confiável. Mas a nova pesquisa sugere que, embora o carbino possa ser altamente reativo, em certas formas ele dura por dias em laboratório.

Se as propriedades previstas no carbino puderem ser aproveitadas e utilizadas, já sabemos qual será o sucessor do grafeno. [arXiv via Technology Review]

Imagem por concept w/Shutterstock