Carpa gigante de 30 quilos é capturada na França; veja fotos

Carpa gigante estava no lago há 20 anos, mas nunca havia sido pescada; animal é da mesma espécie dos peixes dourados domésticos, que pesam menos de 500 g. Saiba mais da espécie
Carpa gigante de 30 quilos é capturada na França; veja fotos
Imagem: BlueWater Lake/Facebook/Reprodução

O pescador britânico Andy Hackett conseguiu pegar uma carpa dourada gigante de 30 quilos. O animal impressionante, que ganhou o apelido de “The Carrot” (ou “A Cenoura”, por sua vibrante cor laranja), estava na região de Champagne, na França. 

O animal é um híbrido da “carpa de couro” e da carpa Koi. Ele foi capturado em 3 de novembro, enquanto Hackett visitava um lago de pesca esportiva.

O tamanho impressiona porque o mais comum é que peixes dourados domésticos pesem menos de 500 g. Mas, com espaço, dieta e condições de água adequadas, as espécies de carpas – incluindo o peixe dourado –, têm potencial para uma grande quantidade de crescimento. 

O pescador conta que foi desafiador pegar o animal. A “batalha” para tirá-lo da água levou 25 minutos. A cor vibrante torna fácil reconhecer esses peixes embaixo da água, mas é raro alguém colocar a mão neles. 

Pelo menos nove pescadores “puxaram” a carpa, mas ela sempre conseguiu escapar. A última vez foi em fevereiro, quando pesava 27 quilos. 

“É um peixe muito procurado, poucas pessoas o pegaram porque é bastante esquivo”, disse Hackett à BBC. Os pesquisadores acreditam que o peixe dourado seja o segundo maior da espécie já capturado. 

Veja fotos da carpa gigante

Ileso há 20 anos

A carpa gigante foi colocada no lago há pelo menos 20 anos como uma novidade para os clientes. Mas ninguém jamais conseguiu pegá-la.

“Desde então, ela cresceu e cresceu”, contou o gerente Jason Cowler ao jornal Daily Mail. “Não é o maior morador do lado, mas é de longe o mais notável”. 

Carrot voltou para o lago depois de ser pescada por Hackett. Antes, passou pelo processo de pesagem. Como é um lago de pesca esportiva, a regra é sempre devolver o peixe para seu habitat natural. Além disso, os animais têm os ferimentos tratados antes de voltarem para a água. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas