Tecnologia

Carregador de celular provoca incêndio em MG; veja como se proteger

Incêndio atingiu dois cômodos de um apartamento na zona da mata de Minas Gerais; ninguém ficou ferido

Nesta semana, um curto circuito em um carregador de celular causou um incêndio de grandes proporções em um apartamento em Rio Preto, Minas Gerais. As chamas atingiram dois cômodos do imóvel, mas, felizmente, ninguém se feriu no incidente.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo começou quando um dos moradores desconectou o celular do cabo de carregamento. A ação gerou algumas faíscas que atingiram um colchão próximo, o que facilitou o alastramento do incêndio por algumas partes do local.

Embora apenas um apartamento tenha sido afetado, por segurança, todos os moradores do prédio saíram de casa. Segundo informações do G1, os bombeiros conseguiram controlar as chamas sem grandes problemas.

Como evitar acidentes com o carregador de celular

Mesmo sendo raros, os curtos circuito em carregadores de celular podem ocorrer, em sua maioria em pequena escala, mas a depender das condições do ambiente, uma simples faísca pode desencadear um problema muito maior.

Para não causar problemas do tipo, a principal recomendação é conservar o conector e cabo adequadamente, evitando armazená-los em locais com potencial de ocasionar danos, como sob objetos mais pesados ou em locais com altos índices de umidade, por exemplo.

Além disso, vale retirar o carregador da tomada após recarregar a energia do celular. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), eles não foram projetados para passar 24 horas por dia conectados à rede elétrica. 

Ao contrário de cabos de alimentação de desktops, TVs e eletrodomésticos, estes objetos foram desenvolvidos para suportar apenas o período necessário para o carregamento do dispositivo móvel, a conexão por períodos além do necessário pode resultar em danos, ocasionados pelas oscilações da rede de energia.

É importante destacar também que modelos falsificados não são nada seguros e devem ser evitados ao máximo. Eles não atendem aos padrões de qualidade e segurança exigidos pelas autoridades reguladoras, por este motivo, além de poderem causar danos ao conector de carregamento e bateria do celular, eles podem ser muito mais suscetíveis a acidentes.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas