Este carro sabe exatamente a hora que o semáforo vai abrir

O problema de engarrafamentos e lentidão no trânsito tem muito a ver com semáforos – não que eles não sejam necessários, mas pela forma como humanos dirigem. Como explicamos aqui, carros densamente próximos se tornam “altamente correlacionados” e criam um mecanismo de retorno em que uma pequena perturbação acaba enviando pequenas ondulações de lentidão através […]

O problema de engarrafamentos e lentidão no trânsito tem muito a ver com semáforos – não que eles não sejam necessários, mas pela forma como humanos dirigem. Como explicamos aqui, carros densamente próximos se tornam “altamente correlacionados” e criam um mecanismo de retorno em que uma pequena perturbação acaba enviando pequenas ondulações de lentidão através de toda a cadeia de veículos atrás dele. O tempo entre a abertura do sinal e arrancada do carro cria lentidão.

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Carros conectados podem ajudar a diminuir a lentidão e a Audi já possui um sistema recebe informações sobre os padrões de trânsito das cidades. Chamado Traffic Light Information, o sistema sabe em quanto tempo um semáforo irá abrir, qual a velocidade permitida na via, entre outras informações – tudo aparece no painel do carro, graças a uma conexão 4G LTE.

A tecnologia começou a funcionar em 2016, em Las Vegas, e já se espalhou para cidades dos Estados Unidos, como Dallas, Denver, Houston e Palo Alto. Nesta semana, passou a funcionar na capital Washington também. De acordo com a montadora, 1.600 cruzamentos dos EUA já estão conectados e funcionam com o Traffic Light Information.

Além de tentar diminuir o engasgo do trânsito, o sistema pode ser utilizado para oferecer melhoras rotas por meio do sistema de navegação e até alertar o motorista sobre um sinal que está prestes a fechar – assim, ele pode diminuir a velocidade e evitar acidentes.

Para quem não é tão adepto da autonomia dos veículos, esse tipo de “carro inteligente” oferece uma opção híbrida – as informações são passadas para os motoristas, em vez de máquinas. Por outro lado, o sistema abre o caminho para cidades obter a infraestrutura necessária para carros autônomos operarem.

No futuro, os semáforos e carros conectados podem ajudar a gerenciar o fluxo. A partir de dados de movimento de veículos e pedestres, os sinais poderão abrir ou fechar em tempos personalizados, em vez da pré-determinação existente hoje em dia. Uma conversação entre veículos também poderá evitar novos acidentes.

O Traffic Light Information da Audi está disponível nos modelos 2017 e 2018 dos carros que possuem o plano de assinatura Audi Connect Prime. Além da comodidade para o motorista, o sistema também é um jeito novo de fazer dinheiro para a companhia de carros.

[The Verge]

Imagens: Divulgação/Audi

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