Carro da Tesla foi enviado ao espaço em 2018; veja onde ele está agora
Em fevereiro de 2018, a fabricante de foguetes SpaceX, do Elon Musk, lançou um Falcon Heavy com um carro Tesla Roadster ao espaço.
CELULAR 5G POR MENOS DE MIL
Moto G34 5G 8GB RAM Boost* 128GBO foguete saiu do Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos, com o carro esportivo elétrico, testando suas capacidades de fornecimento de carga além da órbita da Terra. A iniciativa fez história na exploração espacial, mas após mais de seis anos, onde está o veículo?
De acordo com o rastreador “WhereisRoadster”, que acompanha o trajeto do Tesla Roadster em tempo real, ele está a mais de 103 milhões de milhas, 0,691 unidades astronômincas e 5,75 minutos-luz da Terra. O carro está se afastando do planeta a uma velocidade de mais de 29 quilômetros por hora e 8 quilômetros por segundo.
Mais detalhes da viagem do Tesla Roadster ao espaço
Desde seu lançamento até agora, o trajeto total do carro equivale a uma distância suficiente para percorrer todas as estradas do mundo 79,4 vezes. Estima-se que já tenha consumido 126 mil galões de combustível.
Além disso, ele já completou cerca de 4.1345 órbitas ao redor do Sol, movendo-se ao redor do astro em uma velocidade de 104,872 km/h. Uma curiosidade é que, para observar o carro da Terra, seria necessário um telescópio de aproximadamente 4.627 m de diâmetro.
No interior do Tesla, no banco do motorista, está um manequim vestindo um traje espacial da SpaceX, o Starman. O boneco representa o “potencial da exploração espacial humana e seu espírito aventureiro” e foi equipado com sensores para a viagem.
Ademais, se a bateria do veículo ainda estivesse funcionando, o Starman já ouvido a canção “Space Oddity”, do cantor David Bowie, mais de 625 vezes em um ouvido. Enquanto isso, a faixa “Life On Mars?”, do mesmo artista, teria tocado mais de 841 vezes do outro lado.
Leia também no Giz Brasil: SpaceX revela seu 1º traje para astronauta passear no espaço.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.