Espaço

Carro da Tesla foi enviado ao espaço em 2018; veja onde ele está agora

SpaceX enviou carro da Tesla ao espaço com foguete Falcon Heavy em 2018; veja localização atual do veículo com o rastreador "WhereisRoadster"
Imagem: Reprodução/WhereIsRoadster

Em fevereiro de 2018, a fabricante de foguetes SpaceX, do Elon Musk, lançou um Falcon Heavy com um carro Tesla Roadster ao espaço.

whatsapp invite banner

CELULAR 5G POR MENOS DE MIL
Moto G34 5G 8GB RAM Boost* 128GB
R$ 909

O foguete saiu do Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos, com o carro esportivo elétrico, testando suas capacidades de fornecimento de carga além da órbita da Terra. A iniciativa fez história na exploração espacial, mas após mais de seis anos, onde está o veículo?

De acordo com o rastreador “WhereisRoadster”, que acompanha o trajeto do Tesla Roadster em tempo real, ele está a mais de 103 milhões de milhas, 0,691 unidades astronômincas e 5,75 minutos-luz da Terra. O carro está se afastando do planeta a uma velocidade de mais de 29 quilômetros por hora e 8 quilômetros por segundo.

tesla roadster onde está

Imagem: Reprodução/Where Is Roadster

Mais detalhes da viagem do Tesla Roadster ao espaço

Desde seu lançamento até agora, o trajeto total do carro equivale a uma distância suficiente para percorrer todas as estradas do mundo 79,4 vezes. Estima-se que já tenha consumido 126 mil galões de combustível.

Além disso, ele já completou cerca de 4.1345 órbitas ao redor do Sol, movendo-se ao redor do astro em uma velocidade de 104,872 km/h. Uma curiosidade é que, para observar o carro da Terra, seria necessário um telescópio de aproximadamente 4.627 m de diâmetro.

No interior do Tesla, no banco do motorista, está um manequim vestindo um traje espacial da SpaceX, o Starman. O boneco representa o “potencial da exploração espacial humana e seu espírito aventureiro” e foi equipado com sensores para a viagem.

Ademais, se a bateria do veículo ainda estivesse funcionando, o Starman já ouvido a canção “Space Oddity”, do cantor David Bowie, mais de 625 vezes em um ouvido. Enquanto isso, a faixa “Life On Mars?”, do mesmo artista, teria tocado mais de 841 vezes do outro lado.

Leia também no Giz Brasil: SpaceX revela seu 1º traje para astronauta passear no espaço.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas