Carro elétrico vira fonte de energia para casas afetadas pelo furacão Nicole
Enquanto o furacão Nicole – convertido em tempestade tropical – atravessa os Estados Unidos, os americanos estão usando carros elétricos como baterias de emergência.
A tempestade tocou o solo da Flórida nesta quinta-feira (10) e avança na direção dos estados americanos da Geórgia, Carolina do Sul e Virgínia. Segundo o New York Times, centenas de milhares de pessoas ficaram sem abastecimento de energia elétrica.
Felizmente, alguns modelos de veículos elétricos contam com o sistema de carregamento bidirecional, ou seja, a eletricidade pode fluir em ambas direções. Isso significa que é possível utilizar a eletricidade armazenada na bateria do veículo para alimentar eletrodomésticos e outros aparelhos.
É o caso, por exemplo, da picape F-150 Lightning, da Ford. Além de permitir dirigir sem a emissão de gases poluentes, ela conta com capacidade de armazenamento de até 131 kWh de energia, o suficiente para abastecer uma casa de tamanho médio por até 10 dias.
O veículo da Ford também vem com o recurso Pro Power Onboard, que pode converter a picape em um gerador de energia móvel de até 9,6 Kw de potência distribuído por 11 plugues.
Apesar da falta de eletricidade, um morador de Cocoa Beach, na Flórida, compartilhou no Twitter que conseguiu preparar o café da manhã usando a sua picape elétrica. Para tal, ele conectou uma extensão na tomada de 240V na caçamba do veículo e conectou cafeteira, torradeiras e lâmpadas. Ele inclusive emprestou energia para os vizinhos:
Hurricane Nicole – no power this morning. But my wife needs her ☕️ and toasted muffin in the morning 🥰. Dale next door tapping the 🛻⚡️ too! @jimfarley98 @tedcannis @WandaY_FordPro @FordPro @LyftGyft @mrlevine 💕🛻⚡️ pic.twitter.com/V7rUFpWyZR
— Bob Hathaway (@bobhathaway7) November 10, 2022
Além do morador da Flórida, há notícias que carros elétricos também foram usados durante a passagem do furacão Ian, bem como em outras ocasiões que não envolvem situações de emergência — como a gravação de um filme num local remoto ou mesmo carregar um avião elétrico.