Tecnologia

Carros da Volkswagen virão de fábrica com ChatGPT ainda em 2024

Os carros da linha elétrica ID e os novos modelos do Tiguan, do Golf e do Passat serão os primeiros a receber o chatbot responsivo
Imagem: Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (8), na CES 2024, a integração do ChatGPT em seus próximos carros.

De acordo com a Volkswagen, os carros da sua linha de carros elétricos ID e os novos modelos do Tiguan, do Golf e do Passat serão os primeiros a receber o ChatGPT, no segundo trimestre de 2024.

A novidade é fruto de uma parceria da Volkswagen com a empresa de software Cerence para aumentar os recursos da IDA, a assistente de voz dos carros da montadora alemã.

Segundo a Volks, a intenção é gerar uma experiência de comunicação mais natural entre o motorista e o carro. Por isso, o ChatGPT “enriquecerá as conversações respondendo perguntas do usuário, interagindo em linguagem intuitiva e recebendo informações específicas do veículo”.

Como o ChatGPT vai funcionar nos carros da Volkswagen

Não será necessário criar uma nova conta, instalar um aplicativo ou ativar o ChatGPT. O ChatGPT funcionará quando a IDA não conseguir responder às perguntas dos motoristas, que vai acionar a IA de maneira anônima.

A resposta virá também através da IDA, sem especificar se é a assistente de voz ou o ChatGPT operando. Aliás, a Volkswagen afirma que o ChatGPT não terá acesso aos dados dos carros e as perguntas e respostas serão deletadas imediatamente “para garantir o maior nível possível de proteção de dados”.

O anúncio da Volkswagen de incluir o ChatGPT nos seus carros ocorre após a OpenAI lançar a funcionalidade de gerar versões personalizadas de sua IA para aplicações específicas.

Inicialmente, o ChatGPT nos carros da Volkswagen estará disponível apenas na Europa, mas com a possibilidade de se estender para os EUA.

Stefan Ortmanns, CEO da Cerence, afirmou que as duas empresas vão explorar essa colaboração para desenvolver um novo modelo de linguagem neural. Esse modelo terá como base a experiência de usuário com o ChatGPT para ser a base do assistente IA dos carros da Volkswagen.

Por fim, vale ressaltar que o lançamento do ChatGPT não tem vínculo com o trabalho da Cariad, a divisão de software do VW Group.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas