_Tecnologia

Carteira do Google terá suporte para passaporte digital

Documento digital não substitui necessidade do físico porque em alguns aeroportos, a utilização de aparelhos eletrônicos na imigração é estritamente proibida

Google passaporte

O Google Wallet é, sem sombra de dúvidas, uma das ferramentas mais úteis para a vida cotidiana. O aplicativo armazena informações para pagamento, cartões de transporte, cartões de embarque, informações de identificação. E deve receber novas funcionalidades para facilitar ainda mais a vida dos usuários.

Em breve, o app receberá capacidade de guardar dados de passaporte. A funcionalidade deve ser inserida em testes mais amplos no futuro, mas, ao menos por enquanto, sua disponibilidade não deve eliminar inteiramente a necessidade de estar sempre com uma versão física.

Recentemente, a Google começou a realizar testes bastante limitados com documentos de identificação em alguns estados selecionados dos EUA. Na prática é possível adicionar IDs ao aplicativo, como o equivalente americano do RG e carteira de motorista, por exemplo.

Expansão dos testes beta

Agora, a gigante da tecnologia está se preparando para expandir os testes beta, que têm como maior novidade, o suporte para passaportes emitidos pelo governo dos Estados Unidos. Caso os testes sejam bem sucedidos, a funcionalidade pode ser disponibilizada também em outras regiões do planeta.

Em breve, começaremos a testar um novo tipo de identidade digital no Google Wallet, oferecendo a mais pessoas em mais lugares uma maneira de criar e armazenar identidades digitais, agora com passaporte dos EUA”, afirmou a empresa em uma publicação no blog.

É importante destacar que os passaportes digitais podem não substituir os físicos.

Google terá recurso “máquina do tempo” para mostrar sites antigos

Google lança recursos para organizar bagunça de abas no Chrome

Assim, em alguns aeroportos do planeta a utilização de aparelhos eletrônicos durante o processo de imigração é estritamente proibida. Por este motivo, mesmo que o recurso seja amplamente liberado, a utilização de uma versão física do passaporte seguirá indispensável.

Na publicação em que divulga a novidade, o Google também ressalta a necessidade do documento físico em viagens internacionais. “Essa tecnologia está em seus estágios iniciais, então é importante saber que um ID digital no Google Wallet não substitui seu ID físico. No momento, você precisa levar um ID físico com você ao viajar”.

Sair da versão mobile